30 Dez 2015 18:42   Redator(a): Ascom

Prefeitura é surpreendida por declaração da Assecap

Executivo vai usar os recursos que seriam repassados à associação para promover eventos culturais no mesmo período

Prefeita em exercício, Paula Mascarenhas diz ter ficado surpreendida pela declaração da Associação de Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), enviada à imprensa e à Secretaria de Cultura (Secult), de que não haverá Carnaval em 2016. No ofício, a entidade informa não aceitar as propostas apresentadas pela prefeitura – como alternativas à redução de repasses para a festa popular. “Esperávamos ao menos uma contraproposta, mas não houve. Sendo assim, a prefeitura vai utilizar os recursos que disponibilizaria à Assecap em eventos culturais no mesmo período”, antecipa Paula.

Em setembro passado o prefeito Eduardo Leite se reuniu com a direção da Assecap e informou que, com a projeção de receitas afetada pelo quadro econômico nacional e estadual e determinado a assumir despesas extraordinárias na ordem de R$ 25 milhões, em melhorias apenas nas áreas da saúde e infraestrutura do Município, seria imprescindível fazer um enxugamento profundo no orçamento de 2016, limitando recursos investidos em diversas áreas, entre elas o Carnaval.

O repasse para a festa popular seria reduzido, antecipou Eduardo, dos R$ 2,1 milhões deste ano para R$ 300 mil no ano que vem - valor corresponde às subvenções e premiações de 2015 aos grupos carnavalescos. A prefeitura sugeriu que a Assecap propusesse um novo formato para o Carnaval 2016 e, como a entidade não apresentou nada, o Executivo elaborou, após estudar sua viabilidade, duas propostas direcionadas ao público adulto – Festa de Carnaval: uma festa fechada, no turno da noite, com venda de ingressos com lucro para a Assecap ou venda de camisetas de responsabilidade das entidades; ou Carnaval na Praia: um desfile na praia do Laranjal, das 16h às 20h30min; e uma proposta dirigida a crianças e adolescentes – Domingo de Carnaval: desfile de blocos e escolas mirins na avenida Bento Gonçalves, das 16h às 20h30min. A Associação considerou todas as propostas “inexequíveis”.