04 Fev 2016 16:04   Redator(a): Ascom

Pelotenses têm 12 motivos para carnavalizar

A prefeitura apoia eventos carnavalescos que vão movimentar a cidade de 5 a 9 de fevereiro

Quem estiver em Pelotas no feriado de Carnaval vai ter 12 opções de folia abertas ao público. Os eventos gratuitos ocorrem de 5 a 9 de fevereiro em locais abertos, como o Centro Histórico, Mercado Central, Balneário dos Prazeres e Quadrado (Porto), e em alguns locais fechados, como o Clube Caixeiral e a Quadra do Bafo da Onça. A programação começa nesta sexta-feira (05/02/2016), com três atividades: baile da integração, apresentação da Banda Princesa do Sul no Centro Histórico, e Voz do Violão no Carnaval, no Mercado Central.

O baile da Integração, direcionado a portadores de necessidades especiais, será realizado na rua Lobo da Costa, entre Félix da Cunha e Gonçalves Chaves, com início às 18h30min. No pátio interno do Mercado Central, a partir das 18h, tem apresentação de marchinhas e sambas-enredo.

Também na sexta-feira, a Banda Princesa do Sul retrata os carnavais do passado, com início às 20h. Composta por quatro vozes, dois cavaquinhos, violão, quatro sopros, vinte ritmistas, e quatro bailarinas, a banda será acompanhada pelo publico pelas principais ruas do Centro.

A iniciativa da prefeitura em investir o total de R$ 50 mil em apoio a eventos carnavalescos foi uma forma de garantir atividades de folia aos moradores e aos visitantes, uma vez que a Associação das Entidades Carnavalescas (Assecap) preferiu investir o valor referente à subvenção da prefeitura na preparação do Carnaval de 2017.

Programação completa de 5 a 9 de fevereiro:

Sexta (05/02)

- Das 18h30min às 22h30min

Baile da Integração - direcionado a portadores de necessidades especiais.

Onde: rua Lobo da Costa, entre Félix da Cunha e Gonçalves Chaves.

- Das 20h às 23h

Banda Princesa do Sul exalta os Carnavais do Passado

Onde: Centro Histórico de Pelotas

Exalta os carnavais do passado tocando marchinhas e sambas do passado, composta por 4 vozes, 2 cavaquinhos, 1 violão, 4 sopros, 20 ritmistas, 4 bailarinas e público em geral.

- Das 18h às 21h

A Voz do Violão no Carnaval

Onde: Pátio Interno do Mercado Central. Apresentação de marchinhas e sambas-enredo.

Sábado (06/02)

- Das 12h às 22h

Bloco Ronaldus

Onde: avenida Juscelino K. de Oliveira,1.090. Encontro de músicos da Região da Zona da Várzea.

- Das 18h às 21h

Baile de Carnaval no Mercado Central, nos moldes dos bons bailes de outras épocas

Onde: Mercado Central. Grupo Mercado Samba Clube.

- Das 19h às 23h30min

Cortejo: De volta ao Passado

Onde: Via pública, saindo da rua Sete de Abril até o Centro Histórico – ida e volta

Cortejo: Com o tema \"Todos somos iguais\" – Patrimônio imaterial com o riso no carnaval. (Priorizará idosos e portadores de necessidades especiais).

Domingo (07/02)

- Das 14h às 18h45min e das 20h30min às 22h

Baile na Rua é no Simões

Onde: rua Sete de Abril esquina Avenida Brasil

Grande Baile de Rua para manter a tradição do Carnaval Popular e para a comunidade se reinventar como referência de carnaval e samba na cidade e região.

- Das 17h às 21h Baile infantil e das 21h às 5h Baile Adulto

Clube Caixeiral no Carnaval 2016

Onde: Clube Caixeiral

O Clube abre suas portas, de forma gratuita, a fim de proporcionar cultura, recreação e entretenimento.

Segunda (08/02)

- Das 20h às 23h

Tributo aos Velhos Carnavais com os Grupos Vocais

Onde: Largo do Mercado

Apresentação dos vencedores do Concurso de Conjuntos Vocais, com o público utilizando a sua própria cadeira.

Terça (09/02)

- Das 12h às 21h

Pagode do Bola de Pelotas

Onde: Quadra do Bloco Burlesco Bafo da Onça, à

av. Brasil esquina rua Sete de Abril - Bairro Simões Lopes. Palco aberto com diversas apresentações e convidados.

- Das 13h às 20h

Bloco da Lata e Convidados fazendo Carnaval no Quadrado

Onde: Quadrado (Porto)

Shows diversos para homenagear o Carnaval Popular.

- Das 15h às 22h

Futsaia no Carnaval dos Prazeres

Onde: Praça Aratiba, Balneário dos Prazeres

Campeonato de futebol entre homens, crianças e adolescentes caracterizados com vestuário feminino.

O novo formato

Com a projeção de receitas do Município afetada pelo quadro econômico nacional e estadual e determinado a assumir despesas extraordinárias para melhorias nas áreas da saúde e infraestrutura do Município, o prefeito Eduardo Leite entendeu que era imprescindível fazer um enxugamento profundo no orçamento de 2016, limitando recursos investidos em diversas áreas.

Em setembro do ano passado, Eduardo anunciou a redução das verbas do Carnaval de R$ 2,1 milhões pagos em 2015, para R$ 300 mil em 2016 – medida que demandou um novo formato para a festa popular deste ano. Além do Carnaval, o Município cortou outros investimentos, chegando à redução de cerca de R$ 30 milhões do orçamento de 2016.