05 Fev 2016 23:47   Redator(a): Angelica Mengue

Cortejo reúne centenas de foliões no Centro Histórico de Pelotas

E isso foi só o começo. A programação completa dos próximos quatro dias está no site da prefeitura

O cortejo da banda Princesa do Sul percorreu o Centro Histórico na noite desta sexta-feira (5/2/16) seguido por centenas de pessoas que, animadas, dançavam atrás do trio elétrico ao som dos ritmos carnavalescos. Das janelas, acenos intensos dos moradores que assistiam a festa. Ao exaltar os carnavais do passado, a banda colocou o público para dançar ao som de músicas como “Pingos de amor” e “Marcha da cueca”.

O prefeito Eduardo Leite e a vice Paula Mascarenhas acompanharam o trajeto do trio elétrico, que levou música e animação ao entorno da praça Coronel Pedro Osório. Simultâneo ao cortejo, ocorria o Baile da Integração, evento destinado especialmente a pessoas com deficiência, em frente ao Theatro Guarany.

Confira o que está por vir no Carnaval de Pelotas 2016 no link http://www.pelotas.com.br/carnaval/

Entenda

Com a projeção de receitas do Município afetada pelo quadro econômico nacional e estadual e determinado a assumir despesas extraordinárias para melhorias na saúde e infraestrutura de Pelotas, o prefeito Eduardo Leite decidiu cortar investimentos em várias áreas, chegando à redução de cerca de R$ 30 milhões do orçamento de 2016. Entre as reduções esteve o Carnaval - se em 2015 a prefeitura havia repassado R$ 2,1 milhões para a infraestrutura da festa, em 2016 foram R$ 300 mil.

Como a Associação das Entidades Carnavalescas (Assecap) preferiu investir este valor na preparação do Carnaval de 2017, a Secult destinou outros R$ 50 mil em apoio a eventos carnavalescos, a fim de proporcionar atividades de folia no período do Carnaval aos moradores e visitantes. Assim, os doze eventos carnavalescos foram selecionados por edital e cada um recebe entre R$ 2mil e R$ 5mil para custeio de infraestrutura (banheiros químicos, segurança, etc.).