07 Fev 2016 11:19   Redator(a): Joice Lima 025029

Baile de Carnaval do Mercado Samba Clube é sucesso de público

Prefeito e vice estiveram na festa, conversando e dançando com populares até o final

Milhares de pessoas participaram dos eventos da segunda noite do Carnaval de Pelotas 2016. A noite de clima agradável deste sábado (6/2/16), com leves chuviscos, foi convidativa para centenas de pelotenses e visitantes que se concentraram no Mercado Central, a partir das 18h, para o Baile de Carnaval promovido pelo Mercado Samba Clube – uma das três festividades carnavalescas que contou com apoio da prefeitura de Pelotas apenas neste dia.

Pessoas de todas as idades, famílias com pessoas com deficiência, idosos, crianças de colo, jovens, casais... A maioria com roupas descontraídas, coloridas, com acessórios, uma maquiagem mais elaborada, alguns até com fantasias... Ao som de marchinhas de Carnaval – Bandeira Branca, Jardineira, Máscara Negra e muitas outras -, o Mercado Samba Clube colocou todo mundo pra sambar.

Formado por músicos que integram pelo menos sete bandas que tocam da noite pelotense, o Mercado Samba Clube anima as noites de sábado no Mercado Central, a cada quinze dias, das 18h às 21h. “Nossa proposta é nos divertirmos e divertirmos a população fazendo música. Hoje, o repertório é diferenciado, é um especial de Carnaval”, explicou André Lang, que também faz parte do grupo Feijoada Completa.

Nesta noite “especial”, pelo menos 20 músicos participaram da banda ou deram a sua “palhinha”, entre eles Juliano Guerra, que foi chamado pelos colegas e cantou “Na cadência do samba”, de Ataulfo Alves, entre outras. Também o prefeito Eduardo Leite, que ficou até o fim do Baile, não resistiu ao pandeiro e até fez coro em algumas canções. Acompanhando Eduardo, a vice-prefeita Paula Mascarenhas tocou chocalho. Abordados incessantemente, Eduardo e Paula conversaram e dançaram com pessoas da comunidade e posaram para fotos.

“Ele é do povo”, disse dona Gilda Soares, de 56 anos, que estava encantada com a festa, olhando Eduardo sambar com populares, e sobre o formato alternativo do Carnaval deste ano, complementou: “É como nos antigos carnavais, muito mais participativo, todo mundo dançando... Muito melhor do que gastar e ter que ficar sentada, só assistindo. Estou adorando”.

Quando o Baile de Carnaval no Mercado Central acabou, eram mais de 21h e as pessoas saíram para o Largo Edmar Fetter para encontrar o “Cortejo: De volta ao passado”, promovido pelo Bloco Burlesco Bafo da Onça, que vinha pelas ruas desde o Simões Lopes e circulou a Praça Coronel Pedro Osório. Os eventos tiveram apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

Confira o que está por vir no Carnaval de Pelotas 2016 no link http://www.pelotas.com.br/carnaval/

Entenda

Com a projeção de receitas do Município afetada pelo quadro econômico nacional e estadual e determinado a assumir despesas extraordinárias para melhorias na saúde e infraestrutura de Pelotas, o prefeito Eduardo Leite decidiu cortar investimentos em várias áreas, chegando à redução de cerca de R$ 30 milhões do orçamento de 2016. Entre as reduções esteve o Carnaval - se em 2015 a prefeitura havia repassado R$ 2,1 milhões para a infraestrutura da festa, em 2016 foram R$ 300 mil.

Como a Associação das Entidades Carnavalescas (Assecap) preferiu investir este valor na preparação do Carnaval de 2017, a Secult destinou outros R$ 50 mil em apoio a eventos carnavalescos, a fim de proporcionar atividades de folia no período do Carnaval aos moradores e visitantes. Assim, os doze eventos carnavalescos foram selecionados por edital e cada um recebe entre R$ 2mil e R$ 5mil para custeio de infraestrutura (banheiros químicos, segurança, etc.).