07 Fev 2016 14:03   Redator(a): Joice Lima 025029

Bafo da Onça faz Carnaval de Rua no Centro Histórico

O Cortejo: De volta ao Passado partiu do Simões Lopes, percorreu várias ruas e deu a volta na Praça Coronel Pedro Osório, onde foi recepcionado por Eduardo e Paula

No início da noite deste sábado (6/2/16), centenas de pessoas se concentraram no Simões Lopes e acompanharam o “Cortejo: De volta ao Passado”, promovido pelo Bloco Burlesco Bafo da Onça, que partiu da rua Sete de Abril e seguiu por via pública até o Centro Histórico. É o povo fazendo o Carnaval de Rua - sem perder recursos que vão ser aplicados na saúde de Pelotas.

Com o tema "Todos somos iguais – Patrimônio imaterial com o riso no carnaval”, os foliões e folionas de todas as idades participaram do cortejo, que priorizava idosos e pessoas com deficiência.

Ao chegarem no Largo do Mercado Central, por volta das 21h30min, eram aguardados por boa parte do público que saía do Baile de Carnaval promovido pelo Mercado Samba Clube, que terminou logo após as 21h – entre eles, o prefeito Eduardo Leite, a vice-prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de Cultura, Giorgio Ronna.

A multidão, animada e carregando alegorias do Bafo da Onça, fez toda a volta na Praça Coronel Pedro Osório – sempre acompanhados por guarnições da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e da Brigada Militar - para logo fazer o caminho de volta. A Guarda Municipal também participou das ações de segurança. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) ficou encarregada da limpeza, no dia seguinte.

Desde o meio-dia, na zona da Várzea - avenida Juscelino K. de Oliveira, 1.090 -, um grupo de músicos colocava o bairro em ritmo de Carnaval com o Bloco Ronaldus. A festa seguiu até tarde da noite. Esse evento, assim como o Cortejo: De volta ao Passado e o Baile de Carnaval no Mercado Central receberam ajuda de custo para infraestrutura da prefeitura, após seleção por edital da Secult.

Confira o que está por vir no Carnaval de Pelotas 2016 no link http://www.pelotas.com.br/carnaval/

Entenda

Com a projeção de receitas do Município afetada pelo quadro econômico nacional e estadual e determinado a assumir despesas extraordinárias para melhorias na saúde e infraestrutura de Pelotas, o prefeito Eduardo Leite decidiu cortar investimentos em várias áreas, chegando à redução de cerca de R$ 30 milhões do orçamento de 2016. Entre as reduções esteve o Carnaval - se em 2015 a prefeitura havia repassado R$ 2,1 milhões para a infraestrutura da festa, em 2016 foram R$ 300 mil.

Como a Associação das Entidades Carnavalescas (Assecap) preferiu investir este valor na preparação do Carnaval de 2017, a Secult destinou outros R$ 50 mil em apoio a eventos carnavalescos, a fim de proporcionar atividades de folia no período do Carnaval aos moradores e visitantes. Assim, os doze eventos carnavalescos foram selecionados por edital e cada um recebe entre R$ 2 mil e R$ 5 mil para custeio de infraestrutura (banheiros químicos, segurança, etc.).