07 Fev 2016 23:30   Redator(a): Salvador Tadeo 7353

Simões Lopes abraça o Carnaval de Rua

Comunidade aderiu à festa popular e agitou o bairro

O bairro Simões Lopes esteve em festa na tarde e noite deste domingo (07/02/2016) para receber o primeiro baile de rua, uma iniciativa da própria comunidade. O local escolhido foi em frente à sede da Sociedade Recreativa Nota 1000, na rua Manuel Centeno da Silva, quase esquina com a rua Sete de Abril.

Com camisetas de bandas e blocos carnavalescos e também vestimentas feitas exclusivamente para a ocasião, os foliões e folionas se divertiram ao som, primeiramente, de músicos da comunidade e depois com a bateria Senegal Show, que com instrumentos de sopro misturados aos de percussão deram um toque especial ao baile.

O sambista Jaguarão, um dos incentivadores do Baile na Rua, salientou a participação da comunidade e a importância de eventos como este para manter a amizade e a solidariedade no bairro. “Seria importante que outros bairros de Pelotas aderissem à ideia e também proporcionassem este momento de lazer e confraternização entre os moradores”, sugeriu.

Confira o que está por vir no Carnaval de Pelotas 2016 no link http://www.pelotas.com.br/carnaval/

Entenda

Com a projeção de receitas do Município afetada pelo quadro econômico nacional e estadual e determinado a assumir despesas extraordinárias para melhorias na saúde e infraestrutura de Pelotas, o prefeito Eduardo Leite decidiu cortar investimentos em várias áreas, chegando à redução de cerca de R$ 30 milhões do orçamento de 2016. Entre as reduções esteve o Carnaval - se em 2015 a prefeitura havia repassado R$ 2,1 milhões para a infraestrutura da festa, em 2016 foram R$ 300 mil.

Como a Associação das Entidades Carnavalescas (Assecap) preferiu investir este valor na preparação do Carnaval de 2017, a Secult destinou outros R$ 50 mil em apoio a eventos carnavalescos, a fim de proporcionar atividades de folia no período do Carnaval aos moradores e visitantes. Assim, os doze eventos carnavalescos foram selecionados por edital e cada um recebe entre R$ 2 mil e R$ 5 mil para custeio de infraestrutura (banheiros químicos, segurança, etc.).