10 Jan 2017 15:08   Redator(a): Tânia Magalhães

Paula e Idemar acompanham início de canalização de esgoto

O Sanep está atendendo à antiga reivindicação de moradores da avenida 25 de Julho, das proximidades do entroncamento com a João Jacob Bainy. A vala existente à direita, sentido bairro/Fernando Osório, deixará de ser mista, passando a receber somente água da chuva. O esgoto vai correr pela sua própria rede e desaguar no coletor.

Na manhã desta terça-feira (10/01/2017), a prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz acompanharam o início dos trabalhos de canalização do esgoto naquela avenida. O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, juntamente com técnicos da autarquia, orientou o processo inicial da atividade.

Paula e Idemar, conversando com moradores, confirmaram a importância do investimento. “A obra é para retirar o escoamento de esgoto na vala, com a finalidade de evitar o crescimento desordenado da vegetação, que pode provocar alagamentos, e o mau cheiro”, esclareceu a prefeita, informando que somente a água da chuva permanecerá a céu aberto.

A ligação do esgoto na sua própria rede é uma medida esperada há muito tempo por Guido Neuenfeld, morador na 25 de Julho há mais de 40 anos.

Ele tem 86 anos de idade, e sempre confere os serviços públicos realizados nas redondezas. “A melhora vai ser de 100%. O mau cheiro daqui é muito inconveniente e ninguém se acostuma. A vala, só com água limpa, deixará de causar problemas”, comentou.

O jovem Mike Xavier da Costa, visitante assíduo de moradores de uma residência próxima ao local da obra, está satisfeito com a iniciativa do Sanep. “Essa intervenção era aguardada há tempos. Vai melhorar bastante por aqui. O fim do mau cheiro será um alívio para todos.”

Luciane Camacho, que reside há 23 anos na avenida, comentou com a prefeita que a obra era esperada e é bem recebida pelos moradores. Aproveitou para relatar que a esquina da Bainy com a 25 é um ponto propício para acidentes. Reportou-se a uma das ocorrências. Paula adiantou que solicitará estudos técnicos quanto a melhor maneira de prevenir e evitar acidentes no local.

O diretor-presidente do Sanep informou que as obras de canalização de esgoto têm previsão de término no final da tarde desta terça-feira (10). Na quarta-feira (11), as equipes vão fazer o mesmo tipo de ligação no beco, com aproximadamente 30 residências, correspondente à rua São José. Aquele é ainda o único local remanescente a lançar água de esgoto na vala.

Aproveitando a ida à avenida 25 de Julho, Paula e Idemar percorreram parte das obras de requalificação e pavimentação em andamento entre a rua São Luiz e o entroncamento com a BR-116. A secretária de Governo, Clotilde Victória, acompanhou a visita.