Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

11 Jan 2017 14:48   Redator(a): Tânia Magalhães

SGCMU estabelece regramento para “parklets”

As “vagas vivas” têm que se enquadrar a exigências para atender o público

A- A A+

          Pelotas tem registrado aumento de interessados em manter parklets em frente a estabelecimentos comerciais, principalmente da área da alimentação. Parklets – ou vagas vivas – são estruturas de madeira, instaladas junto às calçadas, ocupando espaço público de estacionamento, próprias para lazer e convívio. São minipraças que tornam a cidade mais humanizada.

          A Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) estabeleceu regras para instalação de parklets que, além de acolher atividades comerciais, são prioritariamente espaços públicos para desfrutar a cidade. A primeira exigência é que a estrutura tenha um banco fixo. O restante do mobiliário, como floreiras, lixeiras, paraciclos, mesas, e outros são de responsabilidade e de acordo com a criatividade do comerciante mantenedor.

          Os interessados na instalação de parklets já podem procurar a SGCMU. Cada caso será analisado individualmente, já que não é possível instituir uma estrutura padronizada, devido a variáveis como altura da calçada, tipo de pavimentação da via e outras. As regras gerais são a preservação de escoamento pluvial, adequação de altura e dimensões condizentes com o local, fita de sinalização, além de tachões para delimitar o espaço e um banco fixo.

          A arquiteta Carmen Roig, da SGCMU, informa que as vagas vivas existem em grandes cidades e capitais brasileiras e do exterior. As estruturas promovem uma ocupação propícia ao convívio.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel