11 Jan 2017 16:13   Redator(a): Monique Heemann

SSUI projeta novo conceito de limpeza urbana

Uso de novos equipamentos deve aumentar eficiência

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) passa a contar com um novo conceito de limpeza urbana a partir deste ano. Processos licitatórios vão permitir a contratação de equipamentos que aprimorem os serviços realizados na cidade.

A prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Jéferson Dutra, reuniram-se nesta quarta-feira (11/01/17) para estruturar a atuação da Secretaria.

Um dos projetos é a utilização de um caminhão varredor, que suga a sujeira por meio de um aspirador e limpa vias. O veículo será utilizado em limpezas noturnas e varreções – serviços antes realizados por funcionários da pasta. No Laranjal, um equipamento chamado Limpa Praia vai limpar areia por um mecanismo de filtro, retendo a sujeira e devolvendo areia ao solo.

Paula destacou os resultados positivos do Projeto Socializar, que utiliza mão de obra prisional para limpeza de valetas desde outubro de 2016. Dez apenados participam do projeto atualmente. Além disso, a zeladoria será uma das prioridades da SSUI.

Ações em andamento

Drenagem

Nesta quarta-feira (11/01/17), a SSUI iniciou as intervenções de drenagem nas ruas Arthur Raubach e Abrilino Ferreira Cardoso, no Sítio Floresta, que serão pavimentadas com Tratamento Superficial Duplo Invertido (TSDI). A drenagem deve seguir no local até a próxima semana.

A microdrenagem urbana também é realizada no Dunas nesta semana. Ainda em janeiro as equipes devem atuar no Bom Jesus, Jardim Europa e Porto.

Limpeza urbana

Seguindo o cronograma de limpezas diurnas, a avenida Dom Joaquim será contemplada nesta semana, junto ao bairro Morada de Nazaré, que deve ser finalizado até o final do mês. A Vila Caruccio recebe a limpeza também no fim de janeiro.

Em fevereiro, a limpeza será feita no Loteamento Santos Dumont, Residencial XV de Julho, Vila Castilho e Colina do Sol.

A limpeza noturna realizada pela SSUI começou nesta semana nas avenidas Dom Joaquim, Bento Gonçalves e Juscelino Kubitschek de Oliveira e ruas Marcílio Dias e Treptow. Até o final do mês os quadriláteros 3 e 4 da Bento, Juscelino, Domingos de Almeida e Barroso devem estar completamente limpos.

Roçado

A Secretaria termina nos próximos dias o roçado na avenida Dom Joaquim e inicia os trabalhos nas avenidas Juscelino e República do Líbano e no bairro Porto. Em janeiro ainda devem receber o serviço a Praça 20 de Setembro, Parque Dom Antônio Zattera, Balneário dos Prazeres e avenidas Duque de Caxias, Fernando Osório, Bento Gonçalves e Ferreira Viana.

Manutenção de praças

A equipe da SSUI responsável pela manutenção das praças do Município atua nesta semana nas praças Coronel Pedro Osório e Claudio Millar e nos canteiros da avenida Bento Gonçalves e rótulas próximas ao Hipermercado Big.