10 Fev 2017 17:57   Redator(a): Joice Lima

Cresce o interesse pelos parklets em Pelotas

Prefeitura estimula ambientes de estar para dar “mais vida” às calçadas

Já pensou se você estivesse caminhando pelas ruas de Pelotas e encontrasse vários ambientes para sentar e conversar, esperar alguém, tomar um chimarrão, ler um livro…? Essa realidade não está muito distante. A prefeitura deu o passo inicial para estimular a colocação de “parklets” – como são chamados esses ambientes – com a divulgação do regramento, em janeiro. No momento existem três instalados, vários pedidos em andamento e o interesse não para de aumentar. “Quase todos os dias vem alguém para se informar”, conta a arquiteta Inês Quintanilha, do Setor de Planejamento da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU).

A arquiteta explica que a ideia da prefeitura é “dar mais vida às calçadas”, para que elas não sejam apenas “um lugar por onde se passa”, mas que a população se aproprie cada vez mais dos passeios. “Os parklets são espaços públicos. Cada um será executado, custeado e mantido pelo estabelecimento que solicitou, mas nem por isso o bar ou restaurante pode limitar o acesso aos seus clientes. Pelo contrário, ele deve colocar uma placa que indique que aquele espaço é público e que qualquer pessoa pode usar”, destaca Inês.

O objetivo da prefeitura é estimular a instalação de mais parklets na cidade, mas de forma organizada. Por isso, a SGCMU estabeleceu um regramento básico – por exemplo, os parklets sempre ficam área de estacionamento na frente do estabelecimento que o solicitou, em geral ocupam de uma a duas vagas e não podem ser mais extensos que a fachada do estabelecimento. Os mais comuns são bancos com mesas, tudo em madeira, mas o formato e material de cada um é livre. “Não existe um padrão porque a diversidade é legal”, explica Inês.

Os parklets são estruturas fixas, mas temporárias e, portanto, devem ser fáceis de desmontar. As autorizações valem por seis meses e podem ser renovadas. A SGCMU vai fiscalizar o uso e condições do parklet para avaliar pedidos de renovação das autorizações. Por ficarem em áreas de estacionamento, eles não podem ser instalados em ruas estreitas ou de fluxo intenso.

Mais informações sobre o regramento ou encaminhamento de projetos de parklets devem ser feitos no Setor de Planejamento da SGCMU, na rua Lobo da Costa, 520, das 8h às 14h e, a partir do dia 20 de fevereiro, das 12h30min às 18h30min (horário de expediente externo da prefeitura). Telefone 3284-4405.

Hoje tem parklets na frente dos seguintes estabelecimentos:

Bar da Lua (Três de Maio, 856 - na frente da praça do Direito)

Bodega 974 (Quinze de Novembro, 974) (processo de autorização em renovação - local faz as adequações necessárias)

Casa Bender (General Osório, 1.250)