10 Fev 2017 18:38   Redator(a): Angélica Mengue 18373

Sistema operacional da prefeitura está em fase de substituição

Transição do sistema SIM para o IGAM atrasa as atualizações no Portal da Transparência

Desde o início de janeiro o sistema operacional que abrange todos os programas e a execução orçamentária da prefeitura está sendo substituído. O antigo Sistema Integrado Municipal (SIM) está sendo alterado para o IGAM, que trará mais agilidade e rapidez aos processos. Esta transição, porém, tem causado o atraso na atualização de dados do Portal da Transparência. A previsão é de que o período de transição e migração do sistema anterior para o novo seja concluído até o mês de março, normalizando então as atualizações.

A mudança ocorreu por meio de processo licitatório, cujo contrato foi assinado no início do ano. O coordenador de Transparência e Controle Interno (CTCI), Carlos Mário de Almeida Santos, afirma que todas as Secretarias Municipais irão receber treinamento para operar suas ações no novo sistema. A Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf) já iniciou este processo com seus colaboradores.

“Esta mudança irá proporcionar maior agilidade na transferência de dados que é feita em tempo real. O Portal da Transparência ainda opera parcialmente no sistema antigo, por isso alguns dados aparecem desatualizados”, cita Almeida Santos. Um exemplo é o setor de empenhos, que já trabalha via IGAM, mas não aparece atualizado no Portal de Transparência por este ainda funcionar via SIM. “Tanto o CTCI quanto a Coinpel estão atuando para finalizar este processo de mudança o mais rápido possível. Esta mudança causará um impacto forte já que toda a prefeitura irá migrar para o novo sistema”, ressalta o coordenador da CTCI. Além dos novos lançamentos que são feitos diariamente no sistema, os antigos que integram o SIM também serão realocados.

O número de acessos ao Portal da Transparência triplicou entre os últimos meses de 2016 e início de 2017. Entre dezembro e janeiro foram mais de 70 mil acessos. As áreas de legislação, licitações, contratos e servidores foram os mais acessados. A prefeitura de Pelotas recebeu em 2014 e 2015 o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, entregue no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O prêmio foi entregue para quem obteve nota superior a sete na avaliação da fiscalização do atendimento a itens elencados pelo Tribunal.