17 Fev 2017 19:03   Redator(a): Tânia Magalhães

Prefeitura lançará consulta pública via Colab

População poderá escolher a localização da ciclofaixa da praia

Domingo (19), às 11h30min, em frente ao quiosque Viva o Laranjal, a prefeita Paula Mascarenhas lançará consulta pública através da rede social Colab. Trata-se de um levantamento da preferência da população, sobre o local mais adequado para uma ciclofaixa na praia do Laranjal – antiga reivindicação de usuários de bicicleta.

A prefeitura aderiu ao aplicativo Colab em abril de 2015. Naquele mesmo ano, foi disponibilizada à população a primeira consulta pública, versando sobre a destinação das pistas junto ao meio-fio das calçadas, nos dois lados da avenida Bento Gonçalves. Até então, eram utilizadas para estacionamento. A comunidade escolheu o aproveitamento como pistas de rolamento, para desafogar o trânsito. O Poder Público atendeu às expectativas dos votantes.

Independentemente de estar ou não aplicando consulta pública, o Colab permanece disponível, ininterruptamente, para ser acessado por qualquer usuário que queira apontar um problema e reivindicar solução. O interessado usa o aplicativo assim como qualquer outra rede social: fotografa o ponto, posta a foto e comenta a situação. Dessa forma, é possível participar da gestão.

A prefeitura aderiu à rede social Colab, em parceria com o Comunitas, por meio do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. Através do aplicativo, a gestão torna-se colaborativa e já alcançou 90,3% de soluções para os problemas postados por usuários. Esse índice colocou Pelotas em primeiro lugar, em atendimento de demandas populares, entre os cem municípios que contam com a ferramenta.

Para saber mais sobre o aplicativo em Pelotas e acessá-lo no smartphone o link é http://www.colab.re/BR/RS/Pelotas.