16 Fev 2017 17:23   Redator(a): Joice Lima

Prefeitura lança Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar 2017

Prefeita, Reitor da UFPel e presidente da Câmara prestigiaram abertura do evento que busca propostas para qualificar a atenção básica de saúde

“Ninguém faz nada sozinho, ninguém tem todas as respostas. Ideias que nos ajudem a melhorar são sempre bem-vindas. Esse Núcleo é um espaço para troca de experiências e sugestões que contribuam para qualificar o atendimento prestado aos usuários da atenção básica”, disse a prefeita Paula Mascarenhas no lançamento do Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar 2017, na tarde desta quinta-feira (16), no Cine UFPel disponibilizado pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas.

O Núcleo de Ideias começou as atividades em abril de 2016 e no ano passado promoveu 10 oficinas. Trata-se de um laboratório de educação permanente para construir as diretrizes e idealizar propostas que possam ser implantadas, aos poucos, e qualificar cada vez mais a atenção básica. É um espaço mensal em que todos podem apresentar sugestões. Participam trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que integram a Rede Bem Cuidar - Bom Jesus, Simões Lopes e, no final de março, a da Guabiroba - e professores dos cursos de Odontologia e Enfermagem da UFPel, parceiros do programa.

A secretária Ana Costa recordou que a missão da Secretaria de Saúde (SMS) é cuidar dos índices de qualidade, tendo como foco principal o usuário. “Venham com força, com vontade… Desarmados. Precisamos abrir a mente e pensar: no que podemos melhorar? Como o usuário pode ser melhor atendido por nossas mãos?”, desafiou.

A prefeita disse que, embora o espaço físico seja importante, e a requalificação total do prédio ofereça melhores condições de trabalho e um ambiente muito mais agradável, “o que dá vida às UBSs são as pessoas, as equipes e os usuários, e é fundamental tratá-los com carinho”.

Enfermeira da UBS Guabiroba, Alessandra Martins lembrou a todos que a Rede Bem Cuidar propõe uma nova estrutura para qualificar o atendimento, que visa o acolhimento dos usuários para acabar com o sistema de fichas e as consequentes filas de madrugada. “O paciente é acolhido ao chegar na UBS e, conforme seu caso, é atendido no dia ou sai dali com agendamento para outro dia.”

Presente na abertura do evento, o reitor Pedro Curi Hallal lembrou que a relação entre prefeitura e UFPel existe há muito tempo, mas a diferença é o ambiente institucional que está se formando. “A relação que está sendo estabelecida não é pautada por valores econômicos ou trocas, o único interesse tratado é o bem público. Queremos melhorar os serviços oferecidos, tanto pela Universidade quanto pela prefeitura.”

Durante a tarde, foram exibidos vídeos para provocação de debates e reflexões sobre as práticas cotidianas do trabalho na lógica da Estratégia saúde da Família (ESF).

Participaram do lançamento do Núcleo de Ideias o assessor da SMS,

Leandro Thurow; a coordenadora da Rede Bem Cuidar, Aline Geppert; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jaime Fonseca; o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Henrique Viana (PSDB).

A próxima oficina está agendada para 16 de março, no mesmo local. O Cine UFPel fica na Agência Lagoa Mirim/UFPel, à rua Lobo da Costa, 447.