17 Fev 2017 14:26   Redator(a): Angélica Mengue 18373

Vazamento de óleo atinge Casa de Bombas Anglo

Matéria atualizada às 16h22min: Sanep, SQA e Patram identificam ponto inicial do despejo de óleo e empresa responsável pelo vazamento é notificada oficialmente.

Na manhã desta sexta-feira (17) um vazamento de óleo atingiu o Canal do Pepino, localizado na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, e chegou a Casa de Bombas Anglo, que controla o nível das águas do canal. Ao fazer a ligação das máquinas nesta manhã, um funcionário do Sanep notou o cheiro forte de óleo próximo às grades da Casa, responsáveis pela drenagem da zona do porto e parte do centro da cidade. Equipes da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e da Patram se deslocaram até o local e iniciaram às buscas pela origem do vazamento.

Os fiscais ambientais da SQA confirmaram, às 15h desta sexta, que o vazamento de óleo ocorreu em uma galeria localizada na rua Dom Pedro II, próximo a rua Garibaldi. A empresa responsável pelo vazamento, que tem seu prédio instalado em frente à galeria, foi notificada oficialmente pela Patram e pela SQA, que aplicou infração administrativa com multa.

Bombas do Anglo terão barreira de contenção

As máquinas localizadas na Casa do Anglo foram desligadas na manhã desta sexta para evitar que o óleo se espalhe e chegue ao Canal São Gonçalo.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, se reuniu com diretores do Porto que cederam barreiras de contenção de 50 metros que foram colocados nesta tarde em pontos estratégicos, evitando assim o avanço do óleo pelo canal e possibilitando a ligação das bombas do Anglo.