17 Fev 2017 15:06   Redator(a): Tânia Magalhães

Paula e Idemar acompanham andamento de obras

Ruas do Areal e Dunas e avenidas do Centro e Simões Lopes recebem a visita

Ruas e avenidas das zonas norte, central e sul da cidade, que estão passando por verdadeiras transformações, receberam a visita, na manhã desta sexta-feira (17), da prefeita Paula Mascarenhas e do vice Idemar Barz, acompanhados pelo secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales, gerentes das obras e representantes das empresas construtoras.

Por todos os locais em que passaram, a prefeita e o vice receberam os comentários da comunidade sobre os avanços das obras, a modernização da cidade e as melhorias de qualidade de vida, proporcionadas pela execução dos projetos. Na rua Cláudio Piquet Coelho, no Dunas, o comerciante Paulo Roberto Medeiros da Silva fez questão de registrar seu contentamento. A drenagem, as calçadas e o calçamento há muito eram intervenções esperadas.

Paula salientou que foi necessário escolher algumas ruas dos bairros para realizar as melhorias. “Optamos por vias por onde passa o transporte coletivo. A Cláudio Piquet Coelho será calçada da Mário Peiruque à avenida Ulysses Guimarães”, registrou a prefeita, lembrando ao comerciante Paulo Roberto de visita que fizera àquele estabelecimento antes das obras. “Quando estiver pronta, voltarei para inaugurar”, acrescentou.

O projeto de requalificação da rua Cláudio Joaquim Piquet Coelho demanda o investimento de R$ 1.363.535,57, incluindo meios-fios, construção das calçadas, pavimentação de 4,8 mil m², com blocos intertravados de concreto, sistema de drenagem, sinalização viária, e trechos concretados equivalentes às paradas para transporte coletivo.

“Nesta área da cidade, além da Cláudio Piquet Coelho, que liga a Bom Jesus ao Dunas, também estamos trabalhando na rua Vinte e Nove e na Mário Peiruque, que está passando pela reformulação do sistema de drenagem, com aumento do número de caixas e expansão de diâmetro para facilitar a limpeza. A via ainda terá trecho qualificado e será ligada à avenida Domingos de Almeida”, comentou a prefeita. O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Jéferson Dutra, acompanhou a visita e prestou informações técnicas sobre o trabalho realizado.

Carlos Alberto Duarte, morador na Cláudio Piquet Coelho, disse que as obras “estão mudando tudo na vida das pessoas de lá. Esperei por isso toda a minha vida, e agora é uma realidade. Terminaram as valetas, os mosquitos, o mau cheiro, os buracos, o barro e a poeira. A geração nova vai aproveitar muito a mudança da qualidade da nossa rua”.

O vice-prefeito Idemar salientou que as visitas às obras são importantes porque aproximam os governantes da comunidade. “É bom falar com os moradores; saber como eles avaliam e recebem os serviços públicos oferecidos”, comentou.

Juscelino Kubitschek de Oliveira

As obras de duplicação da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Bento Gonçalves e rua Barão de Butuí, contarão com uma grande novidade – a ciclovia será a primeira da cidade com iluminação. Postes metálicos, com duas pétalas e lâmpadas de led – uma voltada para a pista e a outra para a ciclovia – iluminarão aquela via, transformando completamente o seu visual.

“O ambiente será totalmente requalificado”, afirmou a prefeita, enquanto caminhava pelas novas calçadas, que serão divididas entre pedestres e a ciclovia, tendo ao lado outra, que receberá piso tátil, para garantir a acessibilidade.

O projeto de requalificação, duplicação e pavimentação da Juscelino está orçado em R$ 5.446.293,67. Os recursos são federais e o Município entrou com contrapartida, cuja origem é a nova planta do IPTU. A avenida terá a duplicação, asfalto novo, sistema de acessibilidade, sinalização horizontal e vertical, ciclovia, iluminação pública, paisagismo, drenagem e esgoto.

Saturnino de Brito

O acesso sul à cidade já mostra uma nova cara. A avenida Saturnino de Brito, entre avenida Brasil e Viscondessa da Graça, está com a requalificação quase pronta. O projeto completo prevê a duplicação, pavimentação asfáltica, paisagismo, drenagem, esgoto, acessibilidade, sinalização horizontal e vertical e uma surpresa para os pelotenses e visitantes – iluminação de led, no canteiro central, com pétalas de luminárias voltadas para as duas pistas.

Caminhando pela parte nova da Saturnino, a prefeita confirmou o moderno sistema de iluminação, que deverá avançar pela avenida Viscondessa da Graça, que também será duplicada e receberá a mesma transformação.

O morador João Carlos Pereira aprova a obra. “Está ficando muito bom. Parece outro lugar”, comentou, enquanto a prefeita afirmava que a transformação trouxera “um impacto muito positivo e valorização da área”.

O engenheiro Patrício Xavier e o arquiteto Kaiser Fontoura, gerentes dos projetos das obras das ruas Cláudio Piquet Coelho e Mário Peiruque, e das avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Saturnino de Brito, e o vereador Daniel Trzeciak acompanharam as visitas.