24 Fev 2017 15:36   Redator(a): Camila Faraco

Plano Municipal de Turismo está disponível na versão online

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) informa que o Plano Municipal de Turismo está disponível na versão online através do link http://www.pelotasturismo.com.br/downloads/plano.pdf. Já o lançamento da versão impressa, limitada em poucas edições, será em abril, junto com as novas versões do site Pelotas Turismo e do aplicativo Pelotas Tem – ações previstas dentro dos cem dias de governo.

O plano contempla o período entre 2017 e 2024 e foi elaborado em seis meses pela equipe da Sdet e pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Foram estabelecidas quatro diretrizes para melhorar a cidade como destino turístico: Infraestrutura; Gestão e Legislação; Sustentabilidade e Sensibilização e Promoção e Comercialização.

A prefeita Paula Mascarenhas afirma que Pelotas tem a característica de contar com um potencial diversificado. “Temos o patrimônio histórico, as potencialidades do turismo rural, o náutico, o de eventos... E, quanto mais diversificado o setor, mais difícil é de integrar as ações para que se tenha um trabalho que dê resultados, que compreenda tudo o que está envolvido, integre os diversos setores e atores, e que faça o turismo ser produtivo. O plano, portanto, vem para auxiliar essa demanda”.

Segundo a diretora de Turismo da Sdet, Lica Cardoso, o primeiro plano do município foi feito em 2004 e nunca havia passado por uma atualização. “Quase todas as cidades turísticas tem o documento. Isso traz um planejamento de ações que integra todos os setores envolvidos: o Poder Público e os agentes privados que trabalham na área”, explicou.