01 Mar 2017 17:01   Redator(a): Camila Faraco

Carnaval 2017 apresentou um novo modelo de festa

Prefeita avaliou como positiva a realização da folia entre desfiles na passarela e eventos de rua, com redução do uso de dinheiro público

A quarta-feira de cinzas (1º), além de ser um dia para descansar ou voltar à rotina, é o momento de avaliar o Carnaval que passou e projetar a organização para a folia do ano que vem. Na segunda-feira (27), noite dos desfiles das escolas de samba, os 1,8 mil ingressos foram esgotados.

A Secretaria de Cultura (Secult) já iniciou a desmontagem da estrutura da Passarela do Samba. O próximo passo será a avaliação geral com outras secretarias para montar o relatório a ser entregue na semana que vem. A Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), responsável pelo evento, está em fase de pagamentos aos fornecedores.

Para a prefeita Paula Mascarenhas, o novo modelo de folia foi um sucesso. "Esse foi um Carnaval de recomeço, que mostrou que dá para fazer uma boa festa com menos dinheiro público, que a Assecap pode ser responsável por todo o evento, aliando os desfiles de passarela e o antigo de rua. A gente olha pro futuro com muita expectativa porque tem essa diversidade e muita criatividade", afirmou.

Neste ano, foi repassada à Associação a verba municipal de R$ 350 mil – R$ 50 mil a mais do que no ano passado –, mais R$ 30 mil em edital para a realização de eventos de rua.

Os três dias festa (25, 26 e 27) tiveram movimento acima do esperado, mas com poucos incidentes registrados. Segundo a Guarda Municipal (GM), dois veículos e um celular roubados foram recuperados. A equipe de segurança, composta pela GM, Brigada Militar e empresas privadas, ainda apreendeu uma arma de fogo, 12 facas, duas motocicletas irregulares e drogas. A ação contou com a primeira turma de guardas municipais formada pelo Curso de Especialização em Ações Táticas (CEAT), para respostas rápidas às ocorrências.

Já os agentes de trânsito registraram cinco acidentes sem gravidade no entorno da passarela.