14 Mar 2017 16:39   Redator(a): Joice Lima

Primeiro LIRAa do ano dá negativo para o Aedes

Equipes de Vigilância em Saúde visitaram 5.636 imóveis em Pelotas

A Secretaria de Saúde (SMS) concluiu na segunda-feira (13), o primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano no Município. Para prevenir doenças como a dengue, zika e chikungunya, agentes de Combate ao Aedes visitaram 5.636 imóveis (quase 470 a mais que o previsto inicialmente). Foram realizados testes em 34 amostras de larvas encontradas durante as visitas e todas resultaram negativas para Aedes aegypti e Aedes albopictus (popular “Tigre Asiático”).

A Vigilância em Saúde dividiu o Município em 12 estratos, para organização das vistorias. Os imóveis foram sorteados através de programa específico do Ministério da Saúde que seleciona, eletronicamente, 20% das moradias de cada localidade. De 3 a 13 de março, os técnicos vistoriam residências, depósitos e estabelecimentos comerciais e verificam locais onde poderia haver água acumulada. Sempre que encontravam larvas, elas eram recolhidas para exames. Nas ações são vistoriados vasos de plantas, ralos dos banheiros que possam não estar sendo utilizados, caixas d’água e objetos que possam acumular água, como pneus e embalagens vazias.

Até o momento, foram identificados em Pelotas três focos de Aedes (no Porto, no Centro e no Fragata), mas nenhum mosquito foi encontrado. O único caso de dengue na cidade, confirmado na última semana de fevereiro, era “importado”’ - a pessoa já chegou a Pelotas com a doença. Em 2016, foram nove casos de dengue confirmados, todos “importados”.