14 Mar 2017 17:57   Redator(a): Monique Heemann

Prefeito em exercício pede reforço de efetivo a comandante da BM

Idemar participou de reunião em Porto Alegre acompanhado do secretário de Segurança Pública (SSP)

O prefeito em exercício Idemar Barz participou de uma reunião com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, nesta terça-feira (14), em Porto Alegre. Junto ao secretário de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, Idemar pediu reforço do efetivo de policiais e bombeiros do Município.

“Buscamos fazer a nossa parte ao atuar com políticas de prevenção e investindo na Guarda Municipal em Pelotas, mas a situação da segurança merece atenção do governo estadual”, afirmou Idemar. Ele destacou ainda que durante o trajeto à capital os representantes do Município foram surpreendidos pela notícia de que Pelotas deve enviar militares à região metropolitana para auxiliar na segurança por um período de 60 dias. De acordo com Dal’Lago, durante o intervalo de dois meses, o pagamento de hora extra será autorizado para que os atendimentos não sejam prejudicados.

O secretário de Segurança Pública destacou avanços para o Município na área de segurança como a criação do Fundo Municipal de Segurança, um aporte de R$ 100 mil que deve funcionar como um recurso emergencial para questões operacionais das instituições de segurança pública de Pelotas. “Diante de todas as dificuldades, a prefeita Paula Mascarenhas entendeu a necessidade de criar uma pasta específica para a segurança, que vai nos permitir evoluir ainda mais no tema”, disse.

Entre as ações realizadas em Pelotas, Ferreira destacou o treinamento da GM, realizado em fevereiro. “É um órgão que adquiriu poderes de polícia recentemente e, por isso, muitas vezes não recebe a capacitação adequada”, apontou.

Prioridade

Dal’Lago afirma que Pelotas está entre as 16 cidades com maior índice de criminalidade do Estado e por isso encontra-se entre as prioridades para reforço de efetivo. “Excepcionalmente para atender à demanda da cidade, vamos autorizar as solicitações de transferência de policiais do eixo de Porto Alegre a São Leopoldo que queiram ser direcionados a Pelotas”, anunciou.

Policiamento Comunitário

Pelotas, Passo Fundo e Caxias são as três cidades-modelo do Rio Grande do Sul na execução do projeto Policiamento Comunitário, proposto a partir de uma parceria entre o Município e o governo do Estado. A expectativa é de que o governador José Ivo Sartori anuncie investimentos em segurança pública que possibilitem a ampliação do projeto nos próximos meses.

Divididos em núcleos nos bairros, os policiais são envolvidos em atividades rotineiras que despertem o sentimento comunitário e a responsabilidade pelos resultados na comunidade onde atuam. Suas atividades consistem em visitar estabelecimentos comerciais e escolas e abordar pessoas e veículos, visando às demandas da comunidade onde atuam.