14 Mar 2017 18:14   Redator(a): Ascom

Nota à imprensa

Tomamos conhecimento, através da Imprensa, da retirada de mais 15 policiais militares e um oficial da guarnição da Brigada Militar em Pelotas, os quais, segundo foi noticiado, prestarão serviços temporários na Capital do Estado. Sobre o episódio, a Prefeitura de Pelotas vem a público a fim de efetuar as seguintes considerações:

1) Não ingressamos no mérito das razões que motivam a remoção dos PMs de Pelotas, mas lamentamos que o interior do Estado, aí incluída nossa cidade de Pelotas, mais uma vez seja compelido a oferecer uma nova quota extra de sacrifício que desfalca as fileiras de sua segurança pública. Ninguém desconhece que Porto Alegre tem enfrentado sérios problemas nesta área. Mas o que dizer do interior do Estado? A cada dia, somos surpreendidos com a ousadia de criminosos, em municípios que não desfrutam sequer de um único brigadiano! Não será fragilizando ainda mais a segurança do interior que se resolverá o problema de segurança da Capital do RS.

2) Sabemos que a Brigada, como toda a organização militar, estriba-se em padrões de hierarquia e disciplina. Entretanto, cremos que, nas circunstâncias atuais, não será pedir demais esperar que os comandos do CRPO Sul e do 4º BPM lembrem às autoridades de Porto Alegre que Pelotas já passou do limite possível de sacrifícios. Todos hão de concordar: já basta! Sabe-se, oficiosamente, que nem todos os PMs cedidos para o policiamento da Copa do Mundo retornaram a Pelotas; no final do ano passado, fomos surpreendidos com a notícia da suspensão das atividades do Pelotão Hipo de nossa cidade; e agora mais 15 PMs são daqui retirados.

3) A Prefeitura de Pelotas - que criou e ainda estrutura a sua Secretaria Municipal de Segurança Pública - estará atenta, nos próximos meses, ao retorno em 60 dias dos PMs ora deslocados para Porto Alegre e ao cumprimento da promessa de que, no meio do ano, a guarnição da Brigada Militar de Pelotas ganhará substancial reforço, com a formatura de mais mil soldados no RS. Para tanto, contamos com a vigilância da população, da Imprensa e da própria corporação brigadiana, a fim de que, juntos, tenhamos no policiamento ostensivo - eficiente, mais numeroso e presente - uma barreira contra a criminalidade crescente e cada vez mais ousada.