Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

15 Mar 2017 19:55   Redator(a): Joice Lima

Vigilância encontra dois mosquitos Aedes em Pelotas

Entre terça e quarta-feira, outros 11 focos foram identificados no Município, no Fragata. Prefeitura prepara força-tarefa para sexta-feira.

A- A A+

       A Secretaria de Saúde (SMS) informa que foram encontrados dois mosquitos Aedes aegypti no bairro Fragata. Entre o final da tarde de terça-feira (14) e esta quarta (15), foram identificados 11 focos de larvas e pupas, todos em quatro quarteirões em área próxima do entroncamento das avenidas Duque de Caxias e Cidade de Lisboa, zona oeste do Município. Somente nesta quarta-feira, equipes de Combate ao Aedes da Vigilância em Saúde visitaram 444 imóveis e fizeram limpeza para retirada de entulhos e aplicaram fumaça e vaporização de Ultrabaixo Volume (UBV), onde era necessário. Uma força-tarefa emergencial de prevenção será realizada na localidade na sexta-feira (17).

          “Ainda não se tem informação de nenhum caso de dengue, zika ou chikungunya na cidade, mas todos os nossos esforços vão estar focados na prevenção e agora, mais que nunca, precisamos que a população não descuide, fique alerta e nos ajude”, pondera a secretária de Saúde, Ana Costa. Por precaução, a SMS contatou o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), a Unidade de Pronto atendimento (UPA) Areal e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que fiquem atentos aos sintomas das doenças do Aedes.

       Diretor de Vigilância em Saúde, Franklin de Souza Neto destaca que dez dos onze novos focos foram encontrados em residências - os três anteriores eram em armadilhas ou pontos estratégicos (PE). “Um pote, um balde, um pneu, um copinho com água parada… Quase todos os focos foram decorrência de um descuido”, destaca a chefe de Combate à dengue, Verônica Goularte. Ela diz que é essencial que os moradores revisem suas casas e pátios, piscinas, não deixem caixas d’água destampadas e, sobretudo, confiram se não há água parada, mesmo em folhas (depósitos naturais, propícios à criação de focos).

          A força-tarefa emergencial de Combate ao Aedes terá como ponto de concentração, a partir das 8h de sexta-feira (17), a sede do Serviço Residencial Terapêutico (SRT), na avenida Duque de Caxias, 1233. A ação vai vistoriar os imóveis em raios de 300 metros a partir de cada um dos 11 focos identificados (ou mais, caso sejam encontrados outros até lá). Participam da força-tarefa, além dos agentes de Combate à Dengue, servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Defesa Civil e cerca de 20 visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) – esses vão atuar além do perímetro das visitas, orientando a população em ações preventivas.   

          Medidas de precaução:

*não deixa água parada em nenhum lugar (escorra pratos de plantas, deixe qualquer pote, lata, balde, etc., virado para baixo);

*o Aedes voa baixo (1,5 metro de altura), mas ele “usa” escadas e elevadores;

*o Aedes prefere água limpa e morna, mas também pode deixar seus ovos em valetas;

*Previsão do tempo prevê chuvas nesta quinta e calor, na sexta (condições favoráveis à proliferação do mosquito).         

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel