16 Mar 2017 15:19   Redator(a): Camila Faraco

Smed cria comissão para analisar aumento do Ideb

Grupo irá reunir direções de escolas que registraram aumento no índice

A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) criou a Comissão de Análise do Desenvolvimento da Educação Básica da Rede Municipal de Pelotas. O grupo, através da portaria nº 002 de 8 de março de 2017, irá analisar as escolas que registraram aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A coordenadora será a diretora do departamento de Ensino da Smed, Loreni Peverada de Freitas Silva.

Na próxima terça-feira (21), a comissão irá se reunir com representantes das 34 escolas que apresentaram resultados positivos no indicador.

No ano passado, Pelotas registrou crescimento histórico de 23% no Ideb, com o marco de 4,8 relativo aos anos iniciais (primeiro ao quinto) - 0,9 a mais do que o apresentado em 2013.

O que é o Ideb?

O Ideb é utilizado como indicador geral da educação nas redes pública e privada do Brasil desde 2007. Os números são calculados levando-se em conta o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações em português e matemática. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.

Os resultados do Ideb são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participam da Prova Brasil – para os municípios – e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para os estados e o País. As taxas de aprovação, registradas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar, também são consideradas para o cálculo. As provas são aplicadas para estudantes da 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.