16 Mar 2017 14:54   Redator(a): Monique Heemann

Seminário discute políticas públicas para idosos

Com foco no credenciamento no Programa Cidade Amiga do Idoso, encontro teve palestra sobre qualidade de vida na terceira idade

O 1º Seminário preparatório com vistas ao credenciamento no Programa Cidade Amiga do Idoso foi realizado nesta quinta-feira (16), no Salão Nobre do Paço Municipal, pela prefeitura através da Secretaria de Governo (SG) e do Conselho Municipal do Idoso.

“Não há só idosos, ou pessoas na melhor idade, aqui. Há também muitos jovens. Os cabelos grisalhos representam muitos desafios enfrentados e histórias para contar, o que quer dizer também que temos muito a ensinar. E vocês sabem disso”, lembrou o prefeito em exercício, Idemar Barz, na abertura do evento.

Para a secretária de Governo, Clotilde Victória, a conquista de selo de Cidade Amiga do Idoso para Pelotas foi o mote para o seminário. “Muito Pelotas já fez, mas queremos mais. Vamos estabelecer e instalar políticas públicas que fortaleçam a autoestima dos idosos”, destacou.

O selo atesta como Cidade Amiga do Idoso aquelas localidades que estimulem o envelhecimento ativo e que adaptem suas estruturas e serviços de forma a incluir pessoas idosas e com necessidades especiais em seu cotidiano.

Os convidados acompanharam ainda a palestra do Programa Cidade Amiga do Idoso, ministrada pela doutora em Nutrição Humana e consultora técnica da Organização Pan Americana de Saúde, Karla Lisboa, sobre qualidade de vida na terceira idade.

Participaram do evento a secretária de Saúde, Ana Costa; o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas, Jaime Bendjouya; o representante da Prefeitura de Porto Alegre, Wilson Pastorini; a representante do professor Angelo Boss, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Claudine Schirmer; e os vereadores Eneias Clarindo (PSDB) e Salvador Ribeiro (PMDB).