16 Mar 2017 17:16   Redator(a): Joice Lima

Núcleo de Ideais discute alcoolismo e humanização nas UBSs

Foi a segunda oficina do ano, voltada aos servidores das Unidades que integram a Rede Bem Cuidar

O envolvimento dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com as comunidades em que atuam, para que conheçam sua realidade e compreendam melhor as causas das doenças dos usuários. As questões emocionais que podem acarretar no uso de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas, ou gerar poliqueixosas - aquelas pessoas que “estão sempre na UBS, sem motivo aparente”. Esses foram alguns dos temas debatidos na tarde desta quinta-feira (16), na segunda oficina do Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar 2017, ocorrida no Cine UFPel (Agência da Lagoa Mirim).

A coordenadora da Rede Bem Cuidar, Aline Geppert, fez a abertura do encontro. Presente, a secretária de Saúde, Ana Costa, manifestou sua alegria em ver em prática o grande desejo da gestão de estabelecer uma capacitação continuada, com debates sobre a realidade diária dos trabalhadores da Atenção Básica. “Fico entusiasmada com a qualidade das discussões.”

Durante a tarde, foram exibidos dois vídeos para provocação de debates e reflexões sobre as práticas cotidianas no trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF). O primeiro teve como facilitadora Adrize Porto e convidadas a médica psiquiátrica Nathália Barreto e a enfermeira Vânia Cruz. O segundo foi facilitado por Cristiane Moraes e contou com participação do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Henrique Viana (PSDB), e da vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Jaqueline Dutra.

O assessor da Secretaria de Saúde (SMS), Leandro Thurow, falou da necessidade de humanização dos profissionais e Adrize Porto da importância da empatia por parte daqueles que têm o contato direto com o público, de saber se colocar no lugar do outro, e dos resultados positivos que essa aproximação entre profissional e usuário pode trazer.

Núcleo de Ideias

Em atividade desde abril de 2016, o Núcleo de Ideias promoveu 10 oficinas no passado. É um espaço mensal aberto aos trabalhadores das UBSs da Rede Bem Cuidar - Bom Jesus, Simões Lopes e Guabiroba (em breve) - e estagiários da UFPel, para troca de experiências, discussões e construção de propostas que possam melhorar tanto o atendimento quanto as condições de trabalho dos servidores.

O Cine UFPel fica na Agência Lagoa Mirim/UFPel, à rua Lobo da Costa, 447.