17 Mar 2017 10:55   Redator(a): Camila Faraco

Mutirão contra o Aedes no Fragata reúne 70 agentes da Saúde

Equipes já visitaram 600 endereços no bairro

Uma grande força-tarefa contra focos do mosquito Aedes aegypti reúne equipes da Secretaria de Saúde (SMS), Defesa Civil e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SSUI) no Fragata, nesta sexta-feira (17). O bairro registrou 14 focos e dois mosquitos desde a última terça (14). Visitas a residências, aplicação de fumaça e vaporização de Ultrabaixo Volume (UBV), e até a utilização de um drone para imagens aéreas são algumas das ações implementadas para o mutirão emergencial.

Nesta semana, cerca de 70 agentes da Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, e do Programa Infância Melhor (PIM) visitaram mais de 600 endereços. “O objetivo é retirar e limpar os possíveis criadouros da linha branca, que inclui pneus, potes, entulhos no geral, piscina suja, e assim exterminar o mosquito”, explicou o diretor da Vigilância, Franklin de Souza Neto.

As equipes mantêm armadilhas em locais considerados estratégicos na cidade. Quando um foco do mosquito é detectado, abre-se um raio de 300 metros que é a área de abrangência do inseto, transmissor da dengue, do zika vírus, da febre amarela e chikungunya.

“A população não pode ser descuidada com esse assunto tão sério. Precisamos acabar com os focos nessa região antes que se alastrem. Temos que ser firmes para que o morador entenda que mesmo um potinho no jardim pode causar riscos”, orientou aos agentes a secretária de Saúde, Ana Costa.

Na rua Caetano Gotuzzo, a aposentada Jovelina Boss recebeu a visita das equipes e mostrou que está com os cuidados em dia. “Troco sempre a água dos potes com plantas, não deixo água parada nos ralos. Estou atenta”, contou.

Na sede do Serviço Residencial Terapêutico, na avenida Duque de Caxias, biólogos da SMS analisam o material recolhido no mutirão. A SSUI auxilia na remoção de entulhos com caçambas. O destino final será o Ecoponto do Fragata, na rua Machado de Assis, 285.

Mesmo em caso de chuva, a força-tarefa permanece com os trabalhos até o final do dia.