17 Mar 2017 09:42   Redator(a): Angélica Mengue 18373

SSP e Smed são parceiras em Programa de Prevenção

O prefeito em exercício, Idemar Barz se reuniu com o secretário de Segurança Pública do Município, Aldo Bruno Ferreira, para tratar de questões estruturais do Programa Prevenção Antes da Repressão, desenvolvido desde 2013 em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

Entre as demandas, a aquisição de materiais didáticos, necessários para as apresentações, e um veículo próprio. O Programa tem o objetivo de prevenir o uso de drogas, estimular o diálogo sobre a segurança e aproximar as crianças e adolescentes da Guarda. A atividade é desenvolvida pela Guarda Municipal e consiste em palestras ministradas nas escolas públicas municipais e estaduais, bem como em algumas da rede privada.

O programa tem à frente os guardas municipais Francisco Paiva e Vilma Souza, ambos sociólogos, e Joseane Zafaroni, psicóloga. A formatação do projeto obteve aprovação da Secretaria de Educação e Desporto e, de setembro de 2014 a setembro de 2015, foi registrada a redução de 42% de ocorrências de posse de entorpecentes, brigas e desacato a professores e funcionários nas escolas. Mais de 15 mil alunos já participaram das palestras e atividades do Programa.

O diretor-executivo da Smed, Tiago Bundchen, representou o titular da pasta, Artur Corrêa durante a reunião, que contou com a participação dos guardas Francisco Paiva e Vilma Souza e da chefe de gabinete da prefeita, Kelli Schaefer.