17 Mar 2017 18:31   Redator(a): Joice Lima

Idemar recebe cidadãos em audiências individuais

Prefeito em exercício, Idemar Barz realizou 15 audiências no Salão Nobre do Paço Municipal, na tarde desta sexta-feira (17), na segunda edição do ano do projeto O vice-prefeito recebe. “Apesar de a gente ter sempre a agenda muito corrida, sabemos o quanto é importante estar junto à comunidade, ouvir os seus anseios”, disse Idemar na abertura do evento, quando também garantiu que a prefeitura tentará resolver cada demanda da maneira mais eficiente e breve possível.

Ruy Carlos Fromming e Ildefonso Adamoli trouxeram demandas de manutenção da praça Dr. Samuel Duval da Silva, na Cohab Fragata. Eles pediram providências sobre a iluminação, limpeza e restauração da pista de caminhadas. Os moradores também convidaram Idemar para que faça uma visita à praça, que eles ajudam a cuidar há muitos anos. “Estamos aqui para ajudar e vai te dar prazer essa visita, eu garanto”, disse Fromming.

Morador da rua General Câmara, no Areal, Assis Gomes Antunes solicitou informações sobre o pedido de asfaltamento daquela via, feita no ano passado por meio de abaixo-assinado dos moradores e que tinha sido confirmada pela gestão Eduardo Leite. Representante da Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) informou que a demanda foi repassada à gestão atual e o asfaltamento da General Câmara está no cronograma da secretaria e é um compromisso deste governo.

Graciane Peter pediu apoio da prefeitura no reparo da quadra poliesportiva do Residencial Montevideo, localizado na avenida Fernando Osório, construído pelo programa Minha Casa Minha Vida. Embora seja um condomínio fechado e a prefeitura, em princípio, não tem acesso ao local, o prefeito em exercício encaminhou a demanda à Procuradoria Geral do Município (PGM), para que averigue de que maneira, dentro da lei, o Município pode contribuir para solucionar o problema.

Moradores do Retiro, no Cerrito Alegre (3º Distrito do Município), manifestaram sua preocupação com a instalação do novo aterro sanitário municipal naquela região. Isabel Martins mora desde que nasceu, há 37 anos, em terreno que faz divisa com o aterro e diz que há dez residências no local.   A audiência foi solicitada pela moradora Gladis Regina Gonçalves e a vereadora Zilda Bürkle, que também mora naquela região, destacou que a escola Maria Joaquina – que deve se tornar no futuro o Ginásio Agrícola, com ensino médio – fica há apenas um quilômetro dali. Elas disseram que denúncia foi feita ao Ministério Público (MP), que ficou de fazer um parecer técnico sobre a localização do novo aterro sanitário. Idemar disse que o governo ficará atento ao resultado do parecer do MP, que deve respaldar a prefeitura sobre o assunto, e garantiu que levará a demanda à prefeita Paula.

O casal Diane e Olbanir Schiller levaram ao prefeito demandas sobre a rua Dr. Álvaro Batista, na Vila Gotuzzo (Fragata). Eles relataram que há problemas de encanamento e nas condições de tráfego da via. O secretário de Serviços urbanos e Infraestrutura (SSUI), Jeferson Dutra, disse que fará uma visita ao local na próxima semana, para averiguar a situação. Denúncias de uma construção irregular no meio da via e de uma cerca que estaria avançando no passeio público foram encaminhadas à Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU).

Jorge Renato Silva relatou ao prefeito que há mais de 15 anos trabalhava com recordações escolares na rede municipal de ensino e que este ano, pela primeira vez, a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) não permitiu seu acesso. Representando a Smed, Thiago Bündchen esclareceu que a decisão foi tomada para evitar os constrangimentos daqueles estudantes que não podem comprar as fotografias e também porque houve reclamações – alguns fotógrafos teriam cobrado valores muito altos, no ano passado. Idemar lembrou que, como ainda estamos no início do ano letivo, há tempo suficiente para que se avalie a situação e encontre uma saída para o impasse.

Houve outras demandas para patrolamento de ruas e nas áreas de saúde e educação.