Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

18 Mar 2017 18:00   Redator(a): Joice Lima

Pequenos do Alto do Caixão agora têm Casa da Acolhida

Prefeito em exercício, Idemar Barz prestigiou a inauguração do espaço, de iniciativa do Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá

A- A A+

          O prefeito em exercício, Idemar Barz, prestigiou a inauguração da Casa da Acolhida Madre Tereza de Calcutá, na manhã deste sábado (18), na Colônia Santo Antônio, 8º Distrito de Pelotas (Quilombo). A Casa vai beneficiar, inicialmente, 20 crianças de dois a oito anos de idade (podendo chegar a 40 crianças), quilombolas do Alto Caixão e moradoras da Comunidade Jesus de Nazaré.

          Acompanhado da primeira-dama, Evanir Barz, o prefeito em exercício parabenizou a todos que contribuíram para que a Casa da Acolhida fosse uma realidade e disse que “o mundo precisa de boas ações, de virtudes, de esperança, ou não chegamos a lugar nenhum. O mundo precisa, cada vez mais, dar as mãos pelo bem comum”. Idemar adiantou que no dia 23 haverá uma reunião com o secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, que vai avaliar a possibilidade de o Município contratar monitoras para trabalhar na Casa.

          A prefeitura de Pelotas fez a terraplanagem do terreno em que foi construída a Casa da Acolhida pelo Banco Madre Tereza de Calcutá e com diversas doações (esquadrias, cimento, tintas, revestimentos, etc.; o Brechó Judiciário respondeu pela reforma da cozinha/refeitório). O professor Noé Vega e o arquiteto Ricardo Mendez, do projeto de extensão Núcleo de Habitação Social, da UCPel, acompanharam todo o processo, desde o início da obra, em janeiro de 2015.

         A Casa da Acolhida conta com uma ampla sala de aula com banheiros, cozinha, refeitório e uma área coberta – onde as crianças poderão brincar em dias de chuva. Está euipada com mesas e cadeiras, brinquedos e livros. Liane Moraes Dorneles, de 32 anos, nasceu ali mesmo, no Alto do Caixão, e contou que esta será a primeira vez que a localidade terá uma escolinha para os pequenos. Agora seus filhos, Lavínia de 4 anos, e Gabriel de seis meses (foto) terão os devidos cuidados escolares. “Ficou muito lindo. O pessoal tá animado”, confidenciou Liane.

          Às 10h15min uma missa foi celebrada pelo padre Capone – que foi homenageado pela mentora do Banco de Alimentos, Maria Eulalie Fernandes. “O padre Capone abençoa e acompanha cada entrega de alimentos do Banco, todos os meses. Ele é incansável, sempre presente”. Ela também agradeceu os moradores Edegar Nogueira e Lidiane Miranda da Cruz, que se envolveram na construção da Casa da Acolhida.

          Após a missa e um breve ato solene, com rompimento da fita, todos confraternizaram comendo salgados e bolo. O presidente da Câmara Municipal, Luiz Henrique Viana (PSDB) participou da celebração. O deputado Luís Augusto Lara (PTB), apoiador do Banco de Alimentos, também esteve representado.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel