Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

20 Mar 2017 15:09   Redator(a): Joice Lima

Vigilância Epidemiológica lembra que vacina contra o HPV é rotina

A- A A+

          O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) alerta que é muito importante que meninas de 9 a 14 anos incompletos e meninos de 12 a 14 anos incompletos tomem a vacina contra o HPV (Human Papiloma Virus), disponível em mais de 50 pontos de vacinação do Município, que protege de vários tipos de doenças nos órgãos genitais, desde algumas desagradáveis até algumas muito graves, como cânceres do colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe (garganta).

          “É importante que a população entenda que não é campanha. O HPV agora é vacina de rotina para o público-alvo e a carteira tem que estar atualizada”, alerta a enfermeira Ana Alice Maciel, da Vigilância Epidemiológica. São duas doses, com intervalo de 6 meses. As crianças e adolescentes que tomaram uma dose e não tomaram a segunda, devem procurar a UBS munidos da carteira. Homens e mulheres com HIV, de 9 a 26 anos, devem tomar 3 doses, com intervalos de dois e seis meses.

          A vacinação contra o HPV em meninos de 12 e 13 anos, 11 meses e 29 dias começou em janeiro deste ano. A SMS estima que haja cerca de cinco mil meninos em Pelotas nesta faixa etária, já que esse foi o número de nascidos-vivos do sexo masculino entre 2005 e 2006. A intenção do Ministério da Saúde é ampliar gradativamente a faixa etária masculina apta a receber a dose contra o HPV, assim como ocorreu com a feminina. Em 2018, deve passar a incluir meninos de 11 a 12 anos; 2019, os de 10 a 11 e, em 2020, também passarão a ser imunizados os de 9 a 10 anos.

          Dica: na genitália masculina, o pênis é o local mais comum para aparecimento do HPV.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel