20 Mar 2017 16:51   Redator(a): Joice Lima

IV Semana sobre Síndrome de Down começa terça com Caminhada

Prefeitura apoia o evento e vira parceira do grupo Super Mães 21

Começa nesta terça-feira (21) a IV Semana Pelotense sobre Síndrome de Down, que este ano tem por slogan “Eu posso ser o que eu quiser ser!”. A prefeitura de Pelotas apoia o evento e é parceira do grupo Super Mães 21, que promove a Semana junto com o projeto Novos Caminhos da Faculdade de Educação/UFPel.

“Estamos muito contentes com essa parceria maravilhosa. Tivemos reunião com a prefeita Paula no dia 1º, que nos encaminhou para reunião com a secretária Ana Costa e já fomos avisadas pela Secretaria de Saúde sobre o nascimento de um bebê com síndrome de Down no início deste mês, que era uma de nossas solicitações”, informa Luana Braga, do Super Mães 21. As informações sobre os dados gerais da síndrome no Município são importantes para que o grupo possa fazer um banco de dados para conhecer a fundo a realidade local – quantas pessoas com a síndrome em Pelotas, quantas em idade escolar, quais as suas condições sociais, etc. - para propor uma inclusão de qualidade.

A secretária de Saúde, Ana Costa, confirmou presença na Caminhada Down, que abre a IV Semana, às 9h desta terça-feira, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central). Por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), a prefeitura também vai custear a vinda ao Município do escritor e cineasta Alex Duarte - autor do livro “Cromossomo 21” e diretor do filme baseado no livro -, que virá a Pelotas especialmente para palestrar no evento, no dia 29. Ficaram asseguradas 40 vagas no evento para professores da rede municipal de ensino que trabalham com educação especial.

Programação:

21/03 9h – Caminhada Down, concentração no Largo do Mercado Público (o público é convidado a vestir uma camiseta branca em alusão às capacidades das pessoas com Síndrome de Down!)

21/3 19h – Auditório da Faculdade de Medicina Roda de Conversa 1: Gilberto Garcias (médico geneticista), Luise Marques (fonoaudióloga) e Jaqueline Caldas (gastropediatra).

22/03 19h - Auditório da Faculdade de Medicina Roda de Conversa 2: Sônia Buzetto (fisioterapeuta/Estimulação Precoce), Fabrício Borges (educador físico), e Simone Peverada (Programa Jovem Aprendiz)

23/03/2017 19h - Auditório da Faculdade de Medicina Roda de Conversa 3: Carla Belém (psicopedagoga), Gilsenira Rangel (Faculdade de Educação) e Roberta Duarte (pedagoga)

24/03/2017 19h – Auditório da Faculdade de Educação/UFPel - Apresentação de trabalhos do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Inclusão (Nepein): 1. Percepção de Jovens com Síndrome de Down acerca do processo de inclusão na educação regular, Roberlânia Moura. 2. Percepção de Adultos com Síndrome de Down sobre a vida em sociedade, Priscila Barbosa. 3. O pensamento lógico-matemático em jovens com Síndrome de Down, Maiara Kringel.

26/03 15h30min – Parque da Baronesa 3º Piquenique do Afeto com Rodas de conversas e atividades para as crianças

27/03 19h – Auditório da Faculdade de Educação/UFPel - Apresentação de trabalhos do Grupo Nepein: 1. Atribuições do professor do atendimento educacional especializado na Educação Inclusiva, Rafaela Oliveira. 2. Os processos de Avaliação na Educação Inclusiva, Tamires Goulart 3. Percepção dos Colegas sobre as crianças com deficiências, Gabriela Leal. 4. Contribuição do Projeto Novos Caminhos na formação de estudantes de Pedagogia, Thaiany Rosa.

28/03 19h - Auditório da Faculdade de Educação/UFPel: Tenho um aluno com Síndrome de Down. E agora? Equipe Novos Caminhos/Nepein/FaE/UFPel.

29/03 19h – Auditório Faculdade de Medicina/UFPel Encerramento – Palestra com Alex Duarte, autor do livro “Cromossomo 21”, que virou filme dirigido por ele. O tour de lançamento do livro duplo Cromossomo 21 está percorrendo o país. O diretor de cinema Alex Duarte tem levado a sua obra ao longo dos seis anos em palestras e congressos em todo Brasil. Seu estudo vem revelando jovens com síndrome de Down que alcançaram a independência e como eles têm transformado as empresas e a sociedade através do contágio social. Duarte realiza oficinas de empreendedorismo para jovens com deficiência e cursos de motivação e liderança com pais e profissionais, com objetivo de preparar pessoas com deficiência rumo à independência”.

(Fonte: http://www.cromossomo21.com.br) O trêiler está disponível no link http://www.cromossomo21.com.br