20 Mar 2017 19:15   Redator(a): Camila Faraco

Estado se mobiliza por duplicação da BR 116 Sul

Reunião na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, contou com lideranças da zona Sul

Cerca de 400 pessoas participaram de audiência pública no Vestíbulo Nobre Érico Veríssimo, na Assembleia Legislativa, sobre a conclusão das obras da duplicação da BR 116 Sul na tarde desta segunda-feira (20).

Na reunião, o grupo formado por deputados estaduais e federais, senadores, e representantes da zona Sul, como a prefeita Paula Mascarenhas, propôs agendar uma audiência com o presidente Michel Temer e criar uma emenda impositiva, em que a bancada gaúcha formada por 33 parlamentares e três senadores decidem destinar uma única emenda para uma causa. Além disso, o deputado federal Afonso Hamm (PP) anunciou uma frente federal pela duplicação da rodovia - semelhante à frente estadual já existente.

O secretário nacional de Orçamento e Gestão do Ministério dos Transportes, Luciano Castro, ainda garantiu que irá analisar, a partir de junho, a possibilidade de remanejamento orçamentário para viabilizar a conclusão da obra.

Representando o governador, o secretário de Transportes Pedro Westphalen afirmou que José Ivo Sartori (PMDB) está pessoalmente comprometido com a causa. Sobre a polêmica envolvendo a destinação de recursos à construção da segunda ponte do Guaíba, o senador Lasier Martins (PSD) justificou afirmando que foi uma decisão da bancada federal e que agora a prioridade será a duplicação da BR 116.

A prefeita Paula falou sobre a mobilização suprapartidária e diversa, citando a presença de prefeitos da Azonasul, representantes municipais, chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Pelotas, José Dourado, arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, e general Carlos Alberto Dahmer da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIMtz). "Essa pauta deixou de ser regional para se tornar estadual. No momento, não há no Rio Grande do Sul obra mais importante do que a duplicação da BR 116 Sul pelas questões econômica, para o escoamento da produção agrícola; social, devido ao número de acidentes; e administrativa, pelo investimento de dinheiro público que não pode ser perdido", afirmou.

Após o encontro, a comitiva com três ônibus escoltados pela PRF retornou a Pelotas.