13 Abr 2017 12:30   Redator(a): Salvador Tadeo 7353

SAS recebe inscrição para o Programa família Acolhedora

Programa consiste em abrigar por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social

A Secretaria de Assistência Social (SAS) está recebendo inscrições de famílias interessadas em participar do Programa Família Acolhedora. O programa consiste em abrigar por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social. Os interessados podem se inscrever na SAS, localizada na rua Marechal Deodoro 404, no horário das 12h30min às 18h30min.

A família de acolhimento terá a função de representar a possibilidade de continuidade da convivência familiar para a criança ou adolescente. Atualmente, seis abrigos mantidos pela prefeitura atendem 64 crianças e adolescentes.

Ao procurar a SAS, explica a assistente social Mariângela Sposito, os interessados recebem informações, e tiram dúvidas sobre o programa, após é feito uma visita por técnicos na residência da família, seguido da entrega de documentação, e o envio do processo ao judiciário, que é quem vai dar o parecer final.

A guarda deferida para a família indicada pelo serviço terá sempre o caráter provisório e sua manutenção deverá estar vinculada à permanência no programa. A família receberá um salário mínimo por mês, por criança acolhida, em período que será avaliado pela equipe de profissionais do programa em parceria com o Juizado da Infância e Juventude do Ministério Público, Conselho Tutelar e rede envolvida, não ultrapassando dois anos, quando deverá ocorrer seu desligamento.

São critérios para ser uma família acolhedora, ter mais de 21 anos sem restrição de sexo e estado civil, idoneidade moral, não ter membros da família que façam uso de drogas, não ter intenção de adotar, concordância de todos os membros da família natural, e residir no município.

Para o cadastro é necessário, a carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes policiais, criminais e civil, e atestado de saúde física e mental.