Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

18 Abr 2017 19:10   Redator(a): Camila Faraco

Assinado o decreto de permissão de uso do Parque Tecnológico

UFPel confirma instalação de treze empresas incubadas

A- A A+

          O decreto de permissão de uso do Pelotas Parque Tecnológico pela associação sem fins lucrativos de mesmo nome foi assinado nesta terça-feira (18) pela prefeita Paula Mascarenhas. Com isso, uma gestão compartilhada tripartite assume o local, unindo poder público, academia e setor privado, pelo período de trinta anos.

          A associação foi criada em 2010 para promover ciência e inovação em Pelotas e região através de novos negócios no polo tecnológico municipal. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, é o primeiro presidente eleito do Conselho de Administração responsável por selecionar as empresas interessadas e buscar a autossuficiência do Parque. “Vamos legitimar os processos e agregar valor ao que se produz no Município e região”, afirmou. O mandato terá duração de três anos. O local seguirá abrigando a Sdet e a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel).

          “Hoje é o dia em que nosso Parque está nascendo efetivamente. Acompanhei essa ideia no início, desde o governo de Bernardo de Souza, e me sinto honrada de fazer parte deste ambiente propulsor para o desenvolvimento de Pelotas e região, que unirá inovação tecnológica, pesquisa e mercado”, disse Paula, junto aos reitores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini, e do vereador Fabrício Tavares (PSD), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara.

          A associação é formada por representantes da prefeitura, UFPel, UCPel, Senac, Embrapa Clima Temperado, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Sindicato das Empresas de Informática (Seprorgs), Associação Comercial de Pelotas (ACP) e Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel).

          Após a assinatura do decreto, no próprio Parque, ocorreu a primeira reunião entre os conselheiros. Na ocasião, Gino Salvador, proprietário da empresa pelotense Freedom Veículos Elétricos - única fabricante de cadeiras de rodas motorizadas e de veículos elétricos na América Latina - manifestou interesse de montar uma unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da marca no Parque em uma das salas de 135 metros quadrados. “Queremos investir nessa iniciativa e fazer parte dessa rede de talentos”, disse.

          A associação aprovou a instalação de 13 empresas incubadas da Conectar, incubadora de empresas de base tecnológica da UFPel. A UCPel também pretende transferir parte do Centro de Incubação de Empresas (Ciemsul) no Parque.

          O edital de chamamento para a ocupação das salas do Parque Tecnológico será publicado em maio. Interessados em instalar suas empresas já podem buscar informações na secretaria do Parque (Avenida Domingos de Almeida, 1.785) ou pelo telefone 3225-7755.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel