19 Abr 2017 13:43   Redator(a): Tânia Magalhães

Vice-prefeito prestigia solenidade do Dia do Exército

Comemorações foram na sede do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado

O vice-prefeito Idemar Barz prestigiou, na manhã desta quarta-feira (19), as comemorações alusivas ao Dia do Exército Brasileiro, na sede do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) – Regimento Tuiuti, no Fragata. A cerimônia foi conduzida pelo comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIMtz), general Carlos Alberto Dahmer, acompanhado pelo comandante do Batalhão, tenente-coronel Eduardo Holcsik, com a presença do antigo comandante, general João Taceli Finamor Machado e autoridades de diversos segmentos.

Na programação comemorativa do Dia do Exército, celebrado em 19 de abril como homenagem à primeira Batalha de Guararapes (1648), no estado de Pernambuco, quando brasileiros uniram-se para defender a soberania e combater holandeses, houve formatura e entrega de medalhas do Mérito Militar, do Exército Brasileiro, Militar e do Corpo de Tropa.

No palanque do pátio do Regimento Tuiuti, na frente das tropas, o general Dahmer fez a leitura da Ordem do Dia, de autoria do comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, referindo-se ao panorama histórico desde Guararapes e à situação atual, conclamando povo e lideranças a se unirem para superar a crise.

“Apesar dos esforços dos Governos, o colapso da segurança pública nos cobra dezenas de milhares de vidas por ano; a aguda crise moral, expressa em incontáveis escândalos de corrupção, nos compromete o futuro; a ineficiência nos retarda o crescimento; a ausência, em cada um de nós, brasileiros, de um mínimo de disciplina social, indispensável à convivência civilizada; e uma irresponsável aversão ao exercício da autoridade oferecem campo fértil ao comportamento transgressor e à intolerância desagregadora. que exige união de esforços do povo e de lideranças”, frisa a mensagem, acrescentando que “nossa gente não é assim e não merece isso!”

As condecorações foram entregues aos homenageados e, para encerrar a cerimônia, houve desfile da tropa.