20 Abr 2017 12:08   Redator(a): Tânia Magalhães

Feriado de Tiradentes alterará a rotina dos pelotenses

Confira as mudanças de horários e o que funcionará no feriadão

O Dia de Tiradentes (sexta-feira, 21) é feriado nacional. A data homenageia Joaquim José da Silva Xavier, considerado mártir da Independência, enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792, por ser ativo nos movimentos de libertação do País do domínio de Portugal.

O feriadão de Tiradentes vai provocar mudanças de horários de alguns serviços públicos. Confira os setores que não funcionarão e os que permanecerão abertos para a população:

* Saúde:

- Pronto Socorro Municipal – permanecerá aberto diariamente, 24 horas por dia;

- Samu – atenderá durante 24 horas/dia;

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – ficará aberta durante 24 horas por dia;

- Unidade de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – no feriado de sexta-feira (21) e no domingo (23), atenderá das 8h às 18h. No sábado (22), estará aberta das 8h às 23h.

- Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) – encerrará o expediente na quinta-feira (20), às 18h, e reabrirá segunda-feira (24) às 8h.

* Recolhimento de lixo:

- O recolhimento de lixo será normal, nos horários habituais, durante o feriadão.

* Água:

- O Sanep manterá plantão, sexta-feira, sábado e domingo, das 7h às 19h, para atendimento de vazamentos em adutoras e problemas de distribuição. Contatos pelo telefone 3025.3967.

* Energia elétrica:

- A CEEE atenderá 24 horas pelo telefone 0800 721 2333, para casos de falta de luz ou de fogo nas redes.

* Ônibus urbanos:

- Na sexta-feira (21), o transporte coletivo funcionará nos horários de domingos.

* Ônibus intermunicipais:

- A Rodoviária contará com ônibus extras para atender à demanda de passageiros no feriadão.

* Justiça Social:

- Os abrigos municipais e casas de passagem – serviços de proteção social – manterão atendimento durante 24 horas. O telefone do plantão social é 3921.6079.

* Guarda Municipal:

- A Guarda Municipal trabalhará ininterruptamente, durante 24 horas/dia. Contatos pelo telefone 153.

* Agentes de Trânsito:

- Os agentes de trânsito estarão em atividade durante 24 horas por dia no feriado e no fim de semana. Contatos pelo telefone 3227.5402.

* Defesa Civil:

- Manterá atendimento durante 24 horas por dia. Contatos pelo telefone 153.

* Parque e Museu da Baronesa:

- O Parque da Baronesa se manterá aberto ao público durante todo o feriadão, nos horários habituais, com entrada franca. O Museu funcionará na sexta-feira, no sábado e no domingo, das 14 às 18h, com encerramento da bilheteria às 17h30min.

* Mercado Central:

- Na sexta-feira, as bancas do Mercado abrirão a critério dos proprietários. No sábado e no domingo, o horário de funcionamento será normal.

* Bancos:

- Os bancos encerrarão o atendimento ao público às 15h de quinta-feira (20), reabrindo na segunda-feira (24), às 10h. Os terminais eletrônicos funcionarão normalmente todos os dias do feriadão. As lotéricas estarão fechadas sexta-feira (21). No sábado, atenderão nos horários habituais.