20 Abr 2017 11:34   Redator(a): Angélica Mengue 18373

Sanep iniciará Projeto Socioambiental junto à população

A partir de segunda-feira (24) a autarquia irá promover reuniões com a comunidade para discutir os impactos da obra da ETA São Gonçalo

A construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo irá mudar a realidade do abastecimento no Município de Pelotas, melhorando o serviço pelos próximos 30 anos com benefícios para pelo menos 170 mil pessoas. Pensando nessa grande mudança, o Sanep iniciará na próxima segunda-feira (24) o diagnóstico do Trabalho Socioambiental (TSA) da obra: uma etapa inicial de estudos que visa compreender as dimensões social, econômica, produtiva, ambiental e institucional do território e da população pelotense contemplada, através da participação e inserção social.

Para viabilizar este estudo o Sanep contratou a Cooperativa dos Sociólogos Solidários (COOPSOL), empresa que prestará a consultoria técnica sob a coordenação e supervisão técnica da autarquia. Através de reuniões, eles irão escutar a comunidade e discutir em conjunto os temas socioambientais e os impactos dessas mudanças. A ideia central do TSA é o controle social, cuja ferramenta principal é prestar informações sobre as obras, bem como inserir a comunidade como protagonista no processo, com vistas à sustentabilidade do empreendimento. As reuniões irão ocorrer nas seguintes macrorregiões: Areal, Centro, Fragata, praia do Laranjal, São Gonçalo e Três Vendas.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, destaca que o trabalho social realizado pela autarquia “é de grande importância para o desenvolvimento das obras, pois tem como objetivo diminuir os transtornos causados em decorrência das intervenções, assim como prestar informação sobre os principais benefícios da obra. A população tem o direito de conhecer e opinar sobre onde e como estão sendo investidos os recursos públicos, faz parte do exercício da cidadania\".

Este estudo possibilitará ao Sanep planejar ações permanentes de educação ambiental em conjunto com outras políticas públicas, além de planejar atividades relacionadas à conservação e melhoria dos bens implantados, em direção a sustentabilidade ambiental e social dos serviços de saneamento.

Seguem abaixo os locais e datas dos encontros:

Fragata:

Escola Municipal Dr. Alcides Mendonça Lima

Rua Padre Feijó, 2013.

Dia: 24 de abril

Três Vendas:

Escola Francisco Caruccio (CAIC)

Rua Leopoldo Brod, 370.

Dia: 25 de abril

Areal:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante José Saldanha da Gama

Rua José Faustini, 341.

Dia: 26 de abril

Laranjal:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Francisco Campos Barreto

Rua Triunfo, 2257.

Dia: 27 de abril

São Gonçalo

Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos André Laquintinie

Praça Domingos Rodrigues, 4.

Dia: 02 de maio

Centro:

Escola Municipal Dr. Joaquim Assunção

Rua Almirante Barroso, 1679.

Dia: 28 de abril

Fragata:

Escola Estadual Osmar Rocha Grafulha

Rua Olenka Litran de Souza, L20.

Dia: 03 de maio

Três Vendas

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Fernando Osório

Avenida Fernando Osório, 1522.

Dia: 04 de maio

Areal

Escola Municipal de Ensino Fundamental Piratinino de Almeida

Avenida Domingos de Almeida, 4057.

Dia: 05 de maio

Praia do Laranjal