20 Abr 2017 14:54   Redator(a): Michel Corvello

Reunião discute ajustes no Programa de Reservação de Água

A principal pauta foi o empréstimo de máquinas do Estado para os municípios

Nessa quarta (19), o vice-prefeito Idemar Barz e o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel, reuniram-se com representantes dos municípios da região na sede da Azonasul, em Pelotas. O encontro tratou do maquinário que será emprestado pelo Governo do Estado para os municípios da região sul, por meio do projeto de Reservação de Água.

O projeto tem como objetivo a criação de açudes em diversos municípios da zona sul. O Governo Estadual emprestará máquinas para que cada município as utilize por cerca de 30 dias, porém o tempo pode variar de acordo com as condições climáticas. Após o prazo serão transferidas entre as prefeituras.

O secretário da SDR, Jair Seidel, diz que “o projeto está pronto. Cada prefeitura vai pagar uma pequena taxa junto com uma contribuição dos agricultores porque o Estado empresta somente o maquinário e a manutenção, portanto, fica por conta da gente.”

Idemar reconhece a importância e a necessidade da ação para a população rural do município. Os açudes serão prioritários para as comunidades mais carentes, incluindo indígenas e quilombolas. Em Pelotas, dez açudes serão criados.

Também participaram da reunião os prefeitos de Pedro Osório, Arroio Grande, Herval, Pedras Altas, Jaguarão e Cerrito, além dos deputados estaduais, Catarina Paladini e Elton Weber.