20 Abr 2017 16:41   Redator(a): Tânia Magalhães

SDR espera agilidade no projeto “Pelotas Viva Melhor”

Aproveitando a ida da prefeita Paula Mascarenhas a Brasília, na próxima semana, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel, solicita que ela transmita à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, pedido de agilização da tramitação do processo de financiamento internacional, de 46,4 milhões de dólares, para o projeto Pelotas Viva Melhor.

O projeto tem dois eixos, abarcando, na área urbana, a requalificação completa e pavimentação dos bairros Getúlio Vargas e Pestano, e estradas, pontes, preservação dr recursos naturais, esportes, lazer, turismo e estímulo ao produtor da zona rural do Município.

O processo foi iniciado em fevereiro, através de carta consulta enviada por Pelotas à Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento. A prefeita Paula e os secretários de Planejamento e Gestão (Seplag) e da SDR, respectivamente Paulo Morales e Jair Seidel, estiveram em Brasília em março, para apresentar o projeto.

O órgão de financiamento ao qual se direciona o projeto é o Fundo para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata) - órgão financeiro multilateral de desenvolvimento regional, composto pelo Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Primeiro, é preciso aprovação do Governo.