20 Abr 2017 18:02   Redator(a): Camila Faraco

Smed e UFPel visitam escola-piloto do ensino integral

O grupo de trabalho da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) envolvido no projeto da escola de turno integral fez a primeira visita em conjunto na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Deogar Soares, no Dunas, nesta quinta-feira (20).

A unidade foi escolhida pela prefeita Paula Mascarenhas como piloto do projeto por ser reconhecida como escola-modelo, com instalações novas, laboratório Khan e proximidade com a comunidade.

Na visita, a equipe da Smed destacou que o projeto deve contemplar 156 alunos do 1º ao 3º ano, focando no período de alfabetização. No total, a Deogar Soares possui 545 alunos do pré A ao 9º ano, com cerca de 60 professores e funcionários.

A assessora do gabinete da reitoria da UFPel, Lúcia Peres, explicou que o Programa Institucional de Estudo e Implantação da Escola de Aplicação da UFPel busca construir projetos inovadores e experimentais relacionados aos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. “Queremos integrar os saberes da universidade e reconstruir a perspectiva pedagógica, envolvendo acadêmicos das licenciaturas de todas as áreas na atuação da escola”, afirmou. Dessa forma, estudantes da Agronomia poderiam criar uma horta, da Gastronomia preparar os alimentos e da Nutrição elaborar os cardápios, dentre outros exemplos.

A intenção da prefeitura é que a escola de turno integral entre em vigor já em 2018. A pareceria entre Smed e UFPel prevê ainda a construção de novas salas para a Deogar Soares, com projeto a cargo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e execução do Município.