12 Mai 2017 17:40   Redator(a): Camila Faraco

Prefeita inaugura o Ginásio Municipal da Educação

O primeiro complexo poliesportivo da rede municipal leva o nome do Professor Orocindo Azevedo Karosso

O primeiro Ginásio Municipal da Educação de Pelotas foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (12). Mesmo com chuva, um grande público compareceu à cerimônia, marcada pela presença de autoridades, banda de música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, artistas do Tholl, aulão especial de Dia das Mães do programa Vida Ativa e finais da fase municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS).  O complexo recebeu o nome do professor pelotense Orocindo Azevedo Karosso por sua dedicação ao esporte educacional.

“Tenho muito orgulho dos nossos projetos de inclusão social através do esporte, com as crianças aqui presentes do Sacada Cidadã, Remar para o Futuro, Quem Luta Não Briga, Projeto Atletismo Pelotas e tantos outros. Educação é o instrumento mais poderoso e agora Pelotas conta com um ginásio para tantos talentos locais”, disse a prefeita Paula Mascarenhas. Ela ainda ressaltou o empenho para a realização da obra do ex-prefeito Eduardo Leite, que teve seu depoimento exibido em um telão.

Um dos filhos de Karosso, Otávio Azevedo, emocionou-se ao falar sobre o pai, falecido em 2007. “Eu não poderia estar mais feliz. Ele merece muito. A paixão dele era o esporte, e foi o que fez até seus últimos dias”. A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Pelotas e ex-aluna do professor, Paula Grill, leu depoimentos de antigos alunos e colegas. Karosso foi treinador das seleções feminina e masculina de basquete de Pelotas, auxiliar técnico da seleção gaúcha feminina de basquete, professor nos colégios Gonzaga e São José, servidor da Integrasul (antiga pasta de Cultura, Esporte e Turismo) e diretor da escola Raphael Brusque, na Colônia Z3.

O investimento do complexo foi de R$ 3,1 milhões – R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar do deputado federal Danrlei de Deus (PSD) e R$ 1,6 milhão de contrapartida do Município. Localizada na rua Álvaro Chaves, nº 2000, ao lado da praça Palestina, a estrutura de 2.350,80 m² possui complexo poliesportivo com quadra para futebol de salão, espera para basquete e vôlei, vestiários, banheiros, cozinha, bar, café, guarda-volumes, administração, sala para materiais esportivos e anfiteatro na área externa.

A obra, executada pela MGM empresa construtora, foi entregue pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Agora, o ginásio fica sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Parte do Departamento de Desporto, inclusive, ficará sediada no local.