12 Mai 2017 17:05   Redator(a): Tânia Magalhães

População vai ajudar a construir o Plano Plurianual

Participação inédita da sociedade estará aberta a partir de segunda-feira (15)

Com o propósito de compartilhar a cidade, a prefeitura põe ao alcance da população, a partir de segunda-feira (15), através do site www.pelotas.com.br, a possibilidade de participação na construção do Plano Plurianual (PPA) 2018/2021. “O PPA é a Bíblia do governo; é o documento mais importante; o mapa”, conceitua a prefeita Paula Mascarenhas, acrescentando que ele “é construído a partir do Plano de Governo, com linhas e objetivos estratégicos para quatro anos”.

“O nosso Governo faz um convite às pessoas: vamos compartilhar a cidade. Nesse sentido, é fundamental que a gente possa compartilhar com os cidadãos, desde a sua origem, o documento mais importante de um governo – aquele que define a sua fisionomia, os seus valores e os seus objetivos. Esse documento é o PPA. Então, os cidadãos de Pelotas estão convidados a dar sua contribuição e fazer parte, efetivamente, da grande construção coletiva e permanente de nossa cidade”, declara a prefeita.

A decisão de abrir a elaboração do Plano Plurianual à participação da sociedade é inédita. Até agora, a população apresentava sugestões à construção do PPA em audiências públicas. Neste ano, a possibilidade de contribuir está na internet e pode ser acessada a qualquer hora.

O Governo fundamenta o PPA em três diretrizes: Ação Social, que envolve as possibilidades de ações do Poder Público quanto ao atendimento das necessidades das pessoas; Economia e Sustentabilidade, que se refere à cidade, ao ambiente e ao que impacta na vida das pessoas; e Gestão e Finanças, que diz respeito à gestão.

As três diretrizes envolvem sete eixos, sobre os quais o cidadão poderá participar, indicando prioridades. Na Ação Social, são a inclusão social, a qualidade de vida e a segurança. Na Economia e Sustentabilidade, os eixos são referentes ao espaço público, sustentabilidade ambiental, e desenvolvimento econômico. Na diretriz Gestão e Finanças, o eixo é gestão.

Dentro das diretrizes estão todas as ações programadas no Plano de Governo. Os eixos contêm os objetivos estratégicos, para os quais serão definidos programas e as ações.

Como participar

Para contribuir com a construção do PPA 2018/2021, o cidadão deve acessar o banner Compartilha Pelotas, no site da prefeitura (www.pelotas.rs.gov.br), a partir de segunda-feira (15), informar e-mail, nome, CPF, data de nascimento, bairro e gênero. A partir do preenchimento desses dados, poderá inteirar-se ao conteúdo das três diretrizes do Plano e deixar sua sugestão.