19 Mai 2017 13:00   Redator(a): Joice Lima

Terceira UBS da Rede Bem Cuidar será inaugurada neste sábado

Comunidade da Guabiroba participou do processo de cocriação que definiu melhorias na Unidade

Cerca de R$ 950 mil em recursos do Município, Estado e União, foram investidos na reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guabiroba, que será inaugurada às 14h deste sábado (20). Além de triplicar a estrutura do posto de saúde (de 102 m² para 344 m²), que passa a oferecer mais conforto e segurança aos usuários, esta será a terceira unidade a adotar o padrão de qualidade da Rede Bem Cuidar em Pelotas.

O prédio, localizado na rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352, já foi entregue pela Azevedo, Aquino Construtora, vencedora da licitação. A Secretaria de Saúde (SMS) agora coloca os móveis e se dedica aos preparativos finais. A previsão é que o atendimento ao público comece no início da semana que vem.

A UBS Guabiroba terá duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), com médicos, enfermeiras, técnicos em Enfermagem e oito agentes comunitários de Saúde (ACSs) e vai contar com educador físico, farmácia distrital, sistema informatizado e playground ao ar livre.

A área externa na frente do posto conta com uma rampa para veículos e acesso para cadeirantes. No pátio interno, atrás do prédio, haverá estacionamento para os servidores e uma área de vivência coberta, de cerca de 40 m², onde serão realizadas atividades coletivas de fisioterapia - uma das novidades sugeridas pelos usuários - e do projeto Vida Ativa (Smed).

Cocriação

A coordenadora da Rede Bem Cuidar, enfermeira Aline Geppert, conta que as reuniões de cocriação com a comunidade e servidores da UBS Guabiroba começaram em maio de 2015. “Foram cerca de dez oficinas lideradas pelo Programa Juntos até agosto de 2016 e em outubro a SMS assumiu essa parte e deu seguimento aos encontros, com participação do conselho de saúde local, gestores, usuários e funcionários do posto”, explica.

Rede Bem Cuidar

A Rede Bem Cuidar reúne serviços inovadores desenvolvidos com o apoio e participação da comunidade e de servidores da Saúde e já foi lançada em mais duas unidades de saúde na cidade: UBS Bom Jesus e UBS Simões Lopes. O projeto de cocriação da Rede conta com o apoio da Comunitas, organização da sociedade civil que lidera o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa que busca a melhoria da gestão e dos serviços públicos oferecidos à população. As ações de cocriação de todas as iniciativas da rede foram realizadas pela Agência Tellus, parceira técnica da Comunitas.