19 Mai 2017 17:10   Redator(a): Camila Faraco

Pelotas terá cobertura do Programa Criança Feliz

Mais de 1.600 crianças serão beneficiadas com a aprovação

Pelotas terá cobertura do Programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que promove o desenvolvimento integral infantil. A adesão de novos municípios foi aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) na quinta-feira (18). O processo será gradual e ainda não tem data definida.

Mais de 1.600 crianças do município serão beneficiadas com o acompanhamento. “O programa é muito importante tanto no aspecto de gestão de recursos, como na possibilidade de contemplar crianças em pleno desenvolvimento mental e psíquico”, afirmou o secretário de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray, que acompanhou a plenária em Brasília. O Criança Feliz vem a somar outras iniciativas de atenção a gestantes e crianças já realizadas pela prefeitura, como o Primeira Infância Melhor (PIM) e o Mãe Pelotense.

Em fevereiro deste ano, a prefeita Paula Mascarenhas compareceu a uma reunião de mobilização do programa no Palácio da Alvorada, que reuniu primeiras-damas e representantes femininas de municípios e Estados com a primeira-dama da República e embaixadora da iniciativa, Marcela Temer, e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

Criança Feliz

Em todo o país, 2.547 municípios já participam do programa, que prioriza crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As famílias são orientadas sobre a melhor maneira de estimular os filhos. A ciência demonstra que o período que vai da gestação até os três anos de idade é o mais importante para o desenvolvimento humano. Crianças bem cuidadas nesta fase são mais inteligentes, chegam à escola com melhores condições de aprendizado, estudam mais, são menos violentas e têm mais chances de vencer o ciclo da pobreza.