09 Jun 2017 18:53   Redator(a): Camila Faraco

Alunos recebem cartilhas da campanha Seja Doce com Pelotas

Trinta mil folhetos serão entregues nas 88 escolas do município

“Jogue o lixo no lixo, não jogue o lixo no chão. Vamos deixar esta escola brilhando com esta canção”. Quem não decorou esses versos em livretos na época de estudante? Mesmo com as novas ferramentas de aprendizado, como smartphones e tablets, a boa e velha cartilha ainda cumpre seu papel. Prova disso foi o entusiasmo dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luciana de Araújo, ao receberem nesta sexta-feira (9) o folheto da campanha Seja Doce com Pelotas, que traz os tradicionais docinhos como personagens em busca de uma cidade mais limpa.

Em poucos minutos, Matheus Vargas, de dez anos, já havia descoberto os sete erros em uma das brincadeiras impressas na cartilha. Ele aprendeu na escola e em casa o descarte correto do lixo. Lucas Hernandez, da mesma idade, já conhecia a campanha Seja Doce com Pelotas das propagandas da televisão. “Gosto do Papo de Anjo, que fala sobre a cidade bem cuidada”, contou, para em seguida começar a colorir os desenhos da revistinha.

Na EMEF Luciana de Araújo, a Educação Ambiental é abordada em sala de aula desde o Pré. “Temos lixeiras específicas e os alunos separam o lixo desde pequeninhos. É só olhar o pátio, que está sem um papel no chão logo após o recreio”, mostrou orgulhosa a coordenadora pedagógica da unidade, Vivian Dias.

Trinta mil folhetos da campanha serão entregues pelas equipes da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) até a próxima quarta (14) nas 88 escolas da rede municipal no campo e na cidade. Além dos ensinos fundamental e infantil, os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também vão receber o material, para que possam levar para casa e entregá-lo aos filhos.

Seja Doce com Pelotas é uma campanha educativa do governo Paula Mascarenhas que promove ações de limpeza urbana e convida a população a fazer a sua parte.