Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

10 Jun 2017 15:02   Redator(a): Alessandra Meirelles 10052

Mercado das Pulgas comemora três anos em Pelotas

Evento é realizado todos os sábados no Largo do Mercado Central

A- A A+

          Os três anos do Mercado das Pulgas de Pelotas foram comemorados na manhã deste sábado (10) com a entrega de flâmulas e doces pela prefeita Paula Mascarenhas aos expositores. O espaço foi concebido a partir das conversas entre a então vice-prefeita Paula e os antiquários mais antigos da cidade, a partir do modelo uruguaio. Além de abrir um novo espaço de comercialização para eles, a ideia era aumentar a circulação de pessoas no Mercado Central que, na época, tinha baixa ocupação das bancas.

          Hoje são 68 expositores. Quinze deles são parceiros na criação do espaço. Outros 35 já completaram dois anos no local. A média de vendas por banca chega a R$ 300 nos brechós e R$ 600 nos antiquários.

          O público vai alternando ao longo do dia. Desde os que acompanham a montagem das bancas, os que almoçam no Mercado, até os que preferem o final do dia - o que mantém o movimento constante. Cerca de mil pessoas passam pelo evento a cada sábado. No período de Fenadoce, o público é ainda maior, pois muitas das excursões têm o Mercado no roteiro.

         Paula avalia que o Mercado das Pulgas está consolidado, “aprovadíssimo” pela população. “Trouxe charme e interesse para o Mercado, qualificou o espaço. Os expositores estão felizes, vendem bem. Os turistas se encantam. Os pelotenses adoram. É um orgulho e um patrimônio dos pelotenses que valoriza ainda mais o Centro Histórico”, conclui.

         O expositor Oscar Rodriguez Urruyt, de 83 anos, é uruguaio e está no Brasil desde 1953. Chegou à cidade quatro anos depois como goleiro do Esporte Clube Pelotas e, depois de algum tempo fora, em 1970 voltou e se estabeleceu como marceneiro. Na época reproduzia móveis antigos em madeira maciça. Hoje atua como antiquário. Sobre o Mercado das Pulgas, onde trabalha com a ajuda da filha e da neta, ele não tem dúvidas: “não posso me queixar”. E explica que tem bons colegas com quem fez amizade e vende bem.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel