12 Jun 2017 14:30   Redator(a): Tânia Magalhães

Vacina contra a gripe é liberada para todos em Pelotas

Matéria atualizada às 14h30min. As doses ficam disponíveis em todas as unidades de saúde até acabarem os estoques

A partir desta segunda-feira (12), a vacina contra Influenza (gripe) está à disposição de toda a comunidade nas 51 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das áreas urbana e rural. Embora até a última sexta-feira (9), a imunização tenha sido exclusiva para os grupos prioritários, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, não foi alcançada.

A enfermeira Ana Alice Maciel, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), informa que, na zona rural, a partir do dia 19, a vacinação será feita nas UBSs nas terças, quartas e quintas-feiras. Do dia 12 ao dia 19, às terças e quartas. Na colônia, os dias de imunização são reduzidos devido à instabilidade de energia elétrica para conservação das doses.

Tetra

Assim como em todo o Estado, a vacina tetravalente está em falta em Pelotas. O abastecimento depende exclusivamente do MS, órgão federal que repassa as vacinas aos estados. A SMS informa que as doses que restam ou chegam estão sendo centralizadas no Centro de Especialidades e que, no momento, não há nenhuma estimativa de normalização.