14 Jun 2017 10:23   Redator(a): Tânia Magalhães

Serviços essenciais funcionam no feriado de Corpus Christi

A data consagrada a Corpus Christi, quinta-feira (15), é comemorada sempre 60 dias após o domingo de Páscoa, referindo-se à quinta-feira Santa em que Jesus instituíra o sacramento da eucaristia. A festa dá-se em procissão por trajeto geralmente enfeitado com tapetes montados artesanalmente pela comunidade católica.

O feriado de Corpus Christi deve alterar a rotina de funcionamento e horários de serviços. No entanto, os considerados essenciais, como saúde e segurança, manterão atendimento. Veja o que muda na quinta-feira:

* Saúde:

- Pronto Socorro Municipal – atendimento ininterrupto, 24 horas por dia;

- Samu – atendimento 24 horas por dia. Chamadas pelo telefone 192;

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta 24 horas por dia;

- Unidade de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – aberta das 8 às 20h;

- Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) – estará fechado na quinta-feira e reabrirá na sexta, em horário normal, das 8 às 18h, sem fechar ao meio-dia;

* Recolhimento de lixo: será normal, nos horários habituais.

* Água: O Sanep manterá plantão no feriado para atendimento de vazamentos em adutoras e problemas de distribuição. Contatos pelo telefone (53) 3025-3967.

* Energia elétrica: A CEEE atenderá durante 24 horas pelo telefone 0800 721 2333, para casos de falta de luz ou de fogo nas redes.

* Transporte coletivo urbano: funcionará em horários de domingo.

* Ônibus intermunicipais: A Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) está preparada para disponibilizar ônibus extras caso seja necessário para atender à demanda de passageiros.

* Justiça Social: Os abrigos municipais e casas de passagem – serviços de proteção social – manterão atendimento durante 24 horas. O telefone do plantão social é 3921.6079.

* Guarda Municipal: A Guarda Municipal trabalhará ininterruptamente. Contatos pelo telefone 153.

* Agentes de Trânsito: Os agentes de trânsito estarão em atividade durante 24 horas por dia no fim de semana e no feriado. Contatos pelo telefone 3227-5402.

* Defesa Civil: Manterá atendimento durante 24 horas por dia. Contatos pelo telefone 153.

* Parque e Museu da Baronesa:

- O Parque da Baronesa estará aberto ao público a partir das 9h;

- O Museu da Baronesa funcionará das 9h30min às 17h30min. A bilheteria encerrará a venda de ingressos às 17h e, excepcionalmente, não fechará ao meio-dia.

* Mercado Central: o Mercado estará aberto em horário habitual e o funcionamento das bancas ficará a cargo dos proprietários.

* Bancos: Os bancos não abrirão no feriado de Corpus Christi. Os terminais eletrônicos funcionarão normalmente nos horários determinados pelas agências.

* Fenadoce: A Fenadoce estará aberta ao público das 10h às 23h.