14 Jun 2017 14:05   Redator(a): Joice Lima

Aplicativo de celular lembra usuário de tomar seus medicamentos

O CUCO está disponível gratuitamente nas lojas de apps da Apple e Google

Esquecer de tomar os medicamentos na hora certa é bem mais comum do que se pensa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que apenas 30% dos pacientes crônicos tomam os medicamentos corretamente, o que acarreta em uma série de complicações a médio e longo prazos. Para mudar essa realidade, uma iniciativa da Prefeitura de Pelotas vai fazer, junto aos usuários de dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e à Farmácia Municipal, um trabalho de estímulo ao uso do CUCO Health, um aplicativo (app) de celular que alerta o paciente, com o som do “cuco”, que está na hora de tomar o remédio.

Por meio do apoio da Comunitas e BrazilLab, o app desenvolvido pela empresa de tecnologias CUCO Health está disponível gratuitamente para Android e iOS (iPhone) em suas respectivas lojas de aplicativos. A ferramenta funciona como um assistente de saúde digital que acompanha o tratamento do paciente crônico e também divulga conteúdos de interesse conforme o perfil e histórico de saúde dele. O CUCO também permite informar familiares e amigos quando o paciente esquecer de tomar o remédio na hora certa, através da funcionalidade Cuidadores.

Inicialmente, banners e flyers serão distribuídos nas quatro UBSs que integram a Rede Bem Cuidar (Bom Jesus, Simões Lopes, Guabiroba e Sanga Funda) e outras seis unidades espalhadas pela cidade. Selecionadas pela Secretaria de Saúde do Município, algumas equipes já foram treinadas e atuarão como multiplicadoras do CUCO nas UBSs.

Foco na prevenção

O paciente que tem doenças crônicas não costuma perceber as consequências de não tomar corretamente os medicamentos para hipertensão, colesterol, diabetes, triglicerídeos, etc.,a curto prazo. Pensando nisso, o CUCO Health buscou uma forma de estimulá-lo a seguir o tratamento corretamente e desenvolveu o app a partir de conceitos de games, com metas e pontuações para não deixarem o tratamento de saúde de lado. “Sabíamos que era preciso criar interesse do paciente por seu tratamento e que levasse-o a criar uma rotina diária de saúde. Com o CUCO, ao seguir seus tratamentos médicos corretamente, ele acumula pontos e vai seguindo no jogo”, explica Gustavo Comitre, um dos fundadores da Cuco Health.

Em um primeiro momento, a ferramenta CUCO foi disponibilizada para planos de saúde e hospitais privados, porém agora também chega ao alcance o setor público. O aplicativo possui ainda outras funcionalidades, como lista de medicamentos da Anvisa, cadastro de cuidadores (para receberem alertas quando o paciente deixar de tomar o medicamento na hora certa), histórico do tratamento e mensagens com dicas sobre tratamentos e doenças.

Comunitas

É uma organização social que desenvolve o Programa Juntos pelo Desenvolvimento sustentável - modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos que opta pela atuação direta em parcerias com administrações municipais na busca pela melhoria efetiva da gestão pública.

Passo a passo para receber uma ajuda do CUCO com seu tratamento:

*Baixe o app Lembrete de Medicamentos CUCO

*Selecione o nome do medicamento

*Escolha o tipo de tratamento e os horários

*Na hora certa, o “cuco” avisa você

*Responda se tomou ou não

*E depois acompanhe seu histórico para saber como anda o seu tratamento

Saiba mais:

*Mais de 40% da população brasileira (mais de 58 milhões de pessoas) possui pelo menos uma doença crônica

*Atualmente são mais de 23 mil pessoas que usam o CUCO para gerenciarem seus tratamentos de saúde.

Links dos Apps: