14 Jun 2017 17:28   Redator(a): Joice Lima

Calçadão central terá 21 ambulantes após revitalização

Obra está na segunda das quatro quadras da Andrade Neves

As obras de revitalização do Calçadão central de Pelotas, principal área de comércio do Município e referência em compras para diversas cidades vizinhas, estão a todo vapor. A primeira das quatro quadras do calçadão da rua Andrade Neves, entre Voluntários da Pátria e General Neto, está praticamente concluída e os trabalhadores da ACE Construtora de Obras Ltda, vencedora da licitação, agora atuam na segunda quadra, entre Neto e Sete de Setembro. Uma convocação pública da Procuradoria Geral do Município (PGM) vai definir, adiante, os 21 vendedores ambulantes que terão permissão para comercializar alimentos, revistas e flores no Calçadão.

O projeto desenvolvido por equipe profissional do Departamento de Planejamento Territorial, da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), determina que, com exceção das revistarias e floriculturas, os 16 ambulantes a serem selecionados terão, obrigatoriamente, que contar com uma estrutura 100% móvel, “que não dependa de instalação fixa e possa ir e vir”, explica a arquiteta Carmem Vera Roig.

Veja como será a distribuição:

*3 revistarias – uma na quadra da Sete de Setembro e as outras duas, na Andrade Neves

* 2 floriculturas – em quadras da Andrade Neves

* 16 ambulantes de alimentos, sendo 4 em cada uma das quatro quadras (entre Lobo da Costa e Voluntários) – crepes, pipocas, doces, algodão-doce, churros, cachorro-quente, etc.

Obra do Calçadão da Área Central

Orçado em quase R$ 4 milhões, o projeto deve ser executado em 18 meses e prevê: troca do pavimento; melhorias nas redes de esgoto e drenagem pluvial; acesso para veículos de emergência (bombeiros, ambulância, polícia, etc.); parte da fiação subterrânea (rede de telefonia, internet e TVs a cabo); bicicletário; iluminação diferenciada; manutenção e ampliação de canteiros e bancos; piso tátil (acessibilidade).