14 Jun 2017 21:41   Redator(a): Alessandra Meirelles 10052

Residenciais são entregues a 480 famílias

A cerimônia foi realizada na tarde desta quarta-feira (14). As mudanças podem ser feitas a partir de quinta-feira (15).

Com a presença dos futuros moradores, que lotavam a área organizada para o evento, a prefeita Paula Mascarenhas e o ministro das Cidades Bruno Araújo fizeram a entrega oficial dos dois novos residenciais do Corredor do Obelisco – o Acácia e o Azaleia, do Programa Minha Casa Minha Vida. A cerimônia que consolidou a realização do sonho de 480 famílias foi na tarde desta quarta-feira (14) no estacionamento do Azaleia.

Em sua fala, a prefeita lembrou que acompanhou a obra, inicialmente como vice-prefeita, desde o seu início, em 2013. "Eu vi a angústia no olhar de vocês. Agora eu vejo felicidade. Que o dia de hoje seja a promessa de um tempo feliz que vai se iniciar, pois nada é mais importante do que se ter um lar e um patrimônio pra deixar pros filhos", disse aos moradores. Para a equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), responsável pelo cadastro, pré-seleção e pelo acompanhamento das famílias, ela pediu aplausos e foi prontamente atendida. "O secretário Bira [Ubirajara Leal] e a equipe merecem. São guerreiros comprometidos com o trabalho que é feito com afeto e paixão", garantiu.

Já o ministro afirmou que ao saber da conclusão das obras em Pelotas, decidiu priorizar a participação na entrega por considerar a cidade um exemplo de administração pública. Araújo relatou o esforço do país para a disponibilização das unidades e ressaltou a importância dos apartamentos serem oferecidos para quem realmente morará neles – "não pode alugar, não pode vender", enfatizou.

Ao ser questionado sobre sua sensação no momento da entrega das unidades, o titular da SHRF teve dificuldade em resumir "estou realizado por ver as pessoas felizes". E isso era o que se observava entre os futuros moradores. Abraços e desejos de felicidade entre os vizinhos.

Jéssica Eskasinki Barros e o marido, Leomar Dias Puls, inscritos no programa há cinco anos, foram em uma bicicleta motorizada receber as chaves. Saíram do Navegantes, onde moram com o quatro filhos em uma peça de 3x6 metros - parte da oficina de Leomar, que conserta bicicletas, trabalha com serralheria e o que mais surgir. E é nas bicicletas que pretendem começar a carregar a mudança ainda nesta quinta-feira (15). A filha mais velha, Emily, de 16 anos, estuda no Colégio Assis Brasil e já pesquisou qual ônibus deverá usar para ir e voltar para casa – o Jardim das Tradições, uma nova linha. Para os menores – Andrew de dez anos, Bryan de seis, e Brendon de dois, Jéssica vai buscar matrícula em escolas mais próximas.

Cada um dos residenciais tem 240 famílias que começam a se mudar nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Foi feita a distribuição dos dias e horários para as mudanças, para facilitar o acesso dos caminhões.